Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Pia União de Santo Antônio celebra de 80 anos

05/04/2018

Notícias

pia_050418Centenas de paroquianos e fiéis devotos de Santo Antônio participaram do jubileu de 80 anos da Pia União de Santo Antônio, celebrado na Catedral de Santo Antônio de Duque de Caxias (RJ), na manhã da última quarta-feira (4). A missa foi presidida pelo pároco da catedral, padre Renato Gentile, e concelebrada pelo Pe. Severino Aleccio e pelo diácono João Quirino.

Em sua homilia, Pe. Renato destacou que a Pia União de Santo Antônio e a Ordem Franciscana Secular (OFS) são grupos que, com o seu apostolado, fazem memória das raízes franciscanas da Paróquia, pois levam a paz e o bem a todos, especialmente aos pobres e aos que perderam a esperança.

De acordo com o sacerdote, os franciscanos deixaram na história de Duque de Caxias um legado de devoção a Santo Antônio e aos mais pobres. A herança franciscana que chegou aos nossos dias se deu, segundo ele, graças ao testemunho de movimentos leigos como a Pia União de Santo Antônio e Ordem Franciscana Secular. Pe. Renato destacou ainda que celebrar o jubileu de 80 anos da Pia União de Santo Antônio revela o frescor e o vigor do carisma franciscano que produziu muitos bons frutos ao longo de todas essas décadas.

A Pia União de Santo Antônio foi fundada no ano de 1937, época em que a Ordem dos Frades Menores deu início ao seu apostolado no Centro de Duque de Caxias, onde nas décadas seguintes ergueram a catedral dedicada ao ‘Santo dos Pobres’, como Santo Antônio também é conhecido. A associação foi criada com a finalidade de propagar a devoção a Santo Antônio e realizar obras de caráter assistencial com a realização de diversas iniciativas de caridade cristã em prol dos mais pobres e desvalidos que sempre puderam contar com o socorro espiritual e material das zeladoras da irmandade.

A irmandade também doa cestas básicas para famílias pobres cadastradas, além de promover gratuitamente diversas atividades como aula de dança, curso de artesanato, pintura em tela e tecido, mandarim básico, alongamento, fisioterapia, ginástica aeróbica, massoterapia, Tai Chi Chuan e Yoga. A Pia União atende gestantes carentes e, anualmente, doa enxovais para os bebês e distribui cobertores, roupas e calçados para pessoas em situação de rua que, diariamente, pedem ajuda na Catedral de Santo Antônio.

As reuniões da irmandade são realizadas no segundo domingo do mês, após a missa das 7 horas, na sala 208 do Centro Pastoral Frei Willy Gaërtner, prédio anexo à Catedral de Santo Antônio de Duque de Caxias.

Cláudio Santos, OFS, especial para este site