Pedal Franciscano marca celebração jubilar em Duque de Caxias
20/07/2026

No dia 11 de julho, a Paróquia São Francisco de Assis promoveu o Pedal Franciscano, reunindo aproximadamente 70 participantes em uma manhã marcada pela fé, fraternidade e alegria.
Neste ano, o evento teve um significado ainda mais especial por integrar as celebrações do Jubileu dos 800 anos do Transitus de São Francisco de Assis (1226–2026). O termo latino transitus expressa a visão franciscana da morte não como um fim, mas como a passagem para a plena comunhão com Deus, a verdadeira Páscoa de São Francisco.
Com saída da Comunidade São Pedro, em Jardim Primavera, os ciclistas percorreram um trajeto de oração e convivência fraterna, passando pelas comunidades São Judas, Sant’Ana e finalizando na comunidade Cristo Redentor.
Mais do que um passeio ciclístico, o Pedal Franciscano foi um momento para recordar e celebrar o legado de São Francisco de Assis, homem que fez do Evangelho seu modo de viver e amar, reconhecendo em toda a criação um reflexo do amor de Deus.
Inspirados pelo exemplo do santo de Assis, os participantes renovaram o compromisso com os valores da simplicidade, da paz, da fraternidade, do cuidado com os irmãos e do respeito por toda a obra do Criador.
Em comunhão com a Família Franciscana espalhada pelo mundo, nossa comunidade se uniu para celebrar os 800 anos da Páscoa de São Francisco, testemunhando que seu exemplo continua vivo e atual, inspirando novas gerações a viverem o Evangelho com alegria e amor.
São Francisco de Assis, rogai por nós! Paz e Bem!
PASCOM Paróquia São Francisco de Assis









