Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Paróquias respondem ao apelo do Papa no Dia Mundial dos Pobres

São Paulo (SP) – O 3º Dia Mundial dos Pobres, celebrado no domingo (17/11), foi marcado por diversas iniciativas nas diversas Paróquias da Província.

Em Curitiba (PR), a equipe social da Paróquia Bom Jesus dos Perdões promoveu um almoço para 500 pessoas em situação de rua. De segunda a sexta-feira, a Paróquia já oferece o Chá Fraterno, que atende aproximadamente 130 pessoas. Neste Dia Mundial dos Pobres, além da refeição, a equipe encaminhou os atendidos para acompanhamento jurídico e/ou assistencial.

Em carta enviada às Paróquias de toda a Arquidiocese, o bispo auxiliar de Curitiba, Dom Francisco Cota, ressalta “que o acolhimento da proposta do Papa não significa a realização de mais um evento em favor dos pobres, mas o planejamento e efetivação de ações que os libertem da situação de miséria e abandono em que se encontram”.

Em Nilópolis (RJ), a Paróquia Nossa Senhora Aparecida realizou, através do grupo Gotas de Misericórdia, uma ação social que prestou diversos serviços à comunidade, como aferição de pressão e glicose, cabeleireiro, barbeiro, trancista, manicure, maquiagem, massoterapia, entre outros. Além disso, foi montado um espaço para a higiene pessoal com distribuição de kits com toalha, sabonete, pasta e escova de dente, podendo tomar banho e escovar os dentes no local, com distribuição de roupas e brindes ao final.

Além destes atendimentos, todos foram convidados para um almoço comunitário. As crianças também tiveram atendimento exclusivo com um cantinho da pintura e brinquedos e, na parte da tarde, brincadeiras e um cineminha com direito a pipoca e refrigerante.

Em Florianópolis (SC), na celebração das 10h, Frei Germano Guesser lembrou que a mensagem do Papa Francisco é divulgada anualmente no dia 13 de junho, dia do padroeiro local, Santo Antônio.

Segundo o celebrante, é fundamental nós perguntarmos que mundo estamos construindo, que mundo nós queremos. “Jesus ao falar do templo, não falava do mundo, mas falava do fim de um tempo do mundo. Ele falava desse mundo de injustiças que vai acabar”, explicou o frade. Segundo ele, não vai acabar o mundo de novas relações, de justiça, de solidariedade, de equidade, de vida para todos. “Esse não vai acabar. O mundo do poder, simbolizado no templo, isso acaba. Isso desmorona, como vimos cair impérios e poderosos. Mas Deus não passa. Tudo aquilo que significa o amor, perdão, respeito, vida, dignidade, solidariedade, caridade, a gratuidade, isso é eterno. Deus não passa”, disse, pedindo mais testemunhos de fé diante das dificuldades do dia a dia.

A Celebração terminou com a bênção do Pão dos Pobres e das velas da campanha “10 Milhões de Estrelas”, projeto da Cáritas Brasileira lançado em 2014, onde a paz é o tema e compromisso permanente do projeto.

Outras iniciativas

A III Jornada Mundial dos Pobres na Diocese de Duque de Caxias, Baixada Fluminense (RJ), foi marcada por várias ações sociais que levaram o amor misericordioso de Deus aos pequenos e pobres.

Em Duque de Caxias, o Serviço de Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC) da Fraternidade Santo Antônio, da Ordem Franciscana Secular (OFS) e a Pia União de Santo Antônio ofereceram, na Catedral de Santo Antônio, um café da manhã para cerca de 50 moradores em situação de rua que vivem no centro de Duque de Caxias. O café foi marcado por um momento de oração e de convivência fraterna ao longo da manhã. Em todas as missas do domingo, o JPIC distribuiu a Mensagem do Papa para o III Jornada Mundial dos Pobres.

Na cidade vizinha de São João de Meriti (RJ), o JPIC e a Pastoral do Povo da Rua divulgaram no sábado (16), a mensagem do Papa para a Dia Mundial dos Pobres, e na manhã de domingo, ofereceram um café da manhã para os moradores de rua que residem na Praça da Matriz de São João de Meriti e no entorno. Encerrando a jornada, as pastorais sociais da Paróquia São Mateus e o JPIC ofereceram um almoço para 400 assistidos pela paróquia e convidados.

Na Paróquia São Pedro Apóstolo, em Gaspar (SC), foram realizadas diversas iniciativas, como a doação de alimentos na Comunidade Santa Rita de Cássia, doação de cestas básicas para famílias carentes da Comunidade Santo Antônio, confraternização e doação de roupas para famílias necessitadas, realizada pela Conferência Vicentina, doação de alimentos para famílias carentes promovida pela OFS e momento de convivência, distribuição de bíblias e apoio da busca de empregos para os imigrantes haitianos.

Histórico

O Dia Mundial dos Pobres foi instituído pelo Papa Francisco na conclusão do Jubileu da Misericórdia, em 2016, e, anualmente, é celebrado no penúltimo domingo do Ano Litúrgico, que antecede a Festa de Cristo, Rei do Universo.

O tema escolhido para a jornada deste ano foi “A esperança dos pobres jamais se frustrará” (Sl 9,19). O Dia Mundial dos Pobres é organizado pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização e a proposta da data é chamar toda a comunidade cristã a estender a mão aos pobres, homens e mulheres marginalizados cuja dignidade é aviltada de diferentes formas.

Fonte: Pascom Paróquia Bom Jesus dos Perdões | Pascom Paróquia Nossa Senhora Aparecida / Claudio Santos (OFS Duque de Caxias) / Paróquia São Pedro Apóstolo (Gaspar/ SC).


Confira mais imagens: