Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Fraternidades celebram o Dia Mundial dos Pobres

21/11/2017

Notícias

Neste domingo, 19 de novembro, Dia Mundial dos Pobres, as paróquias e fraternidades da Província realizaram diversas ações em prol dos mais necessitados.
Em Lages (SC), foi realizado um almoço, que contou com a presença de 70 pessoas. A refeição foi preparada pela comunidade e pela Fraternidade Franciscana da Juventude. A jovem Aysha de Lima participou do evento e ficou encantada com o sorriso dos moradores ao receberem uma refeição. “É um sentimento de acolhida, conhecimento, aprendizado e felicidade por poder participar dessa confraternização”, afirmou.
Frei Tarcísio Theiss, vigário paroquial, afirmou a importância de celebrar este dia. “É necessário despertar o sentimento de fraternidade, de olhar para o próximo, despertar o amor, a compaixão, e deixar de olhar apenas para si próprio”, acrescentou.
Com informações de Luan Turcati e Elisa Lima
pobres_1


Na Paróquia Santo Antônio, em Sorocaba (SP), diversas atividades foram promovidas no salão comunitário. Para o almoço, foram preparados 15 kg de arroz, 7 kg de feijão, 40 kg de pernil e 20 kg de bolo. Além da refeição, os moradores de rua contaram com corte de cabelo, serviço de manicure e pedicure, roupas, cobertores e com o carinho e atenção dos paroquianos e voluntários.
Em entrevista, Frei Gilberto Piscitelli, pároco, falou sobre o dia instituído pelo Papa Francisco. “O grande desejo do Papa é que não seja um dia só, mas que a partir deste dia as pessoas possam se mobilizar e se sensibilizar pra praticar caridade aos nossos irmãos que não tem quase nada”, afirmou.


Na Paróquia Santo Antônio do Pari, em São Paulo (SP), foi preparado um café da manhã comunitário, que contou com a presença de moradores de rua e também da comunidade. “Após a missa das 9h, toda a assembleia foi convidada a ‘ir para a mesa’ da família de Deus reunida. Muitos foram. Que surpresa maravilhosa! Os que trabalhavam, os que eram servidos e os que sentavam-se à mesma mesa desses irmãos que ‘vemos sempre pelas ruas e praças, mas não os conhecemos’… todos percebíamos Deus presente no meio de nós, em santa e feliz comunhão.
Partilhamos nossa casa, nossa mesa, nossa companhia. Ouvimos suas queixas, dificuldades, carências, desamores, culpas reconhecidas, entraves para recuperação, negativas de aceitação… e também muitos agradecimentos pela alegria de estarmos juntos, saciando fomes e afetos, uns dos outros, fraternalmente. Que bênção de Deus! Quão agraciados fomos!”
Lourdes Bona


A Fraternidade Menino Belém, da Ordem Franciscana Secular de Franco da Rocha (SP), promoveu um almoço com famílias atendidas pela Pastoral da Criança local.


Na paróquia Nossa Senhora Aparecida em Nilópolis (RJ), o Dia Mundial dos Pobres foi marcado por um evento realizado na quadra da paróquia.
Durante o evento, as pessoas puderam pegar peças de roupa e fazer higiene pessoal (banho, corte de cabelo). As crianças também tiveram a oportunidade de brincar e aprender a fazer higiene bucal. Foi partilhado um delicioso lanche com canjica, cachorro quente e refrigerante a todos que participaram.
Aconteceu também a apresentação de balé de meninas que são assistidas pela ONG “Deus quer te ver sorrindo”. A apresentação emocionou a todos e as meninas receberam calorosas palmas.
O evento contou com o apoio das instituições públicas com a participação da Ação Social da Prefeitura de Nilópolis, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que realizou o cadastramento das pessoas em situação de rua. Com base no cadastramento dessas pessoas, o CREAS irá realizar uma triagem e encaminhar para os órgãos de assistência social. O Conselho Tutelar também este presente. A Secretaria de Saúde do município, juntamente com a representante da Hiperdia, realizaram exames como: glicemia, aferição da pressão arterial e orientações de saúde para os assistidos durante o evento.
O evento começou por volta das 14h e terminou com a celebração da Santa Missa presidida pelo pároco Frei Walter Ferreira, com a presença de algumas pessoas que foram acompanhadas durante a tarde e por aqueles que estiveram envolvidos na realização do evento.
PASCOM – Nossa Senhora Aparecida


Na Paróquia Imaculada Conceição, em Curitibanos (SC), foi realizada uma visita ao presídio regional de São Cristóvão no sábado, 18. Lá foi celebrada a Eucaristia com os encarcerados. No domingo 19, a Paróquia participou da Festa das Tendas, da Diocese de Lages, que tem como objetivo reunir as paróquias locais para um momento de convivência e confraternização. No próximo sábado, 25, haverá um momento celebrativo junto à Caritas e Pastoral da Criança. Após a pesagem das crianças, que acontece mensalmente, os pais e familiares serão convidados para um lanche, em sintonia com o Dia Mundial dos Pobres.
Frei Miguel Cruz