Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Paróquia construída pelos franciscanos em Londrina

08/05/2012

Notícias

Os franciscanos por onde passam lançam sementes de esperança e amor. E, Londrina foi um dos locais que os frades marcam presença transformadora por 35 anos. Hoje Londrina é uma das maiores cidades do Paraná, segundo o senso do IBGE de 2011, atualmente consta 506.701 habitantes. No entanto, quando os franciscanos chegaram na região, em 1957, a cidade possuía 124 mil habitantes.

Convidados a assumir a nova Paróquia criada por Dom Geraldo Fernandes, os frades lançaram fundação na Paróquia Nossa Senhora das Graças. Naquela época os frades atendiam as comunidades do interior, sempre a cavalo, segundo o que contava o finado Frei Gaudino Zella, que trabalho nesta região por um período.

Conhecida como terra do café, Londrina tornou-se uma metrópole. Sua evolução foi-se solidificando, povo muito católico e terreno fértil de vocações, os frades não tiveram dificuldades em anunciar a Palavra de Deus. Ainda hoje as pessoas mais velhas da Paróquia construída pelos frades sentem saudades. Assim como relata dona Neusa da Silva, uma das funcionarias da comunidade paroquial.

“Nós ainda sentimos saudades dos frades franciscanos que por aqui passaram. Eles tinham outro jeito de trabalhar. Sua espiritualidade era mais profunda. Aqui nesta Igreja todos os dias tinha pessoas que vinham se confessar. E, os franciscanos eram mais próximos do povo”, afirmou dona Neusa, geladora da Igreja.

Segundo ela a atual estrutura da Igreja Nossa Senhora das Graças, da Vila Brasil, foi construída em forma circular, representando a medalha milagrosa de Nossa Senhora. Quem passa pela frente da igreja não percebe o aconchego e convite a oração que o templo proporciona. Do original, deixado pelos frades apenas foi modificado a presbitério.

A primeira transferência depois da formação de Frei Geraldo Freiberger foi para Londrina. Em vida ele confessava que ao ir trabalhar nesta região sentiu-se muito bem e feliz, pois as pessoas eram receptivas e o campo pastoral era profícuo. Tanto que ainda hoje os paroquianos da Paróquia da Vila Brasil ainda se lembram com carinho dos últimos frades que passaram por ali.
Certamente, os franciscanos deixaram de herança a esta paróquia não só um templo belíssimo, mas inúmeras árvores frondosas semeadas pelos frades.