Paróquia Bom Jesus de Sorocaba: “Celebrando Francisco”
03/10/2023
No último dia 30 de setembro a Paróquia Bom Jesus, de Sorocaba, por meio do Conselho de Justiça, Paz e Integridade da Criação, formado por membros das Paróquias Bom Jesus e Santo Antônio, com outros colaboradores, promoveu um evento intitulado “Celebrando Francisco: amor em ação pela criação”. Celebrando Francisco, em sua primeira edição, foi parte das celebrações e ações promovidas pela Paróquia no Tempo da Criação de 2023. O evento teve início às 8h da manhã com término às 17h.
Várias atividades foram desenvolvidas no decorrer do dia. Tivemos três momentos de Bênção de animais; oferecemos, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente de Sorocaba, mudas de plantas diversas; contamos com a participação de duas ONGs que trouxeram animais para serem adotados; esteve presente outra ONG que recolhe tampas plásticas gerando renda que é revertida para castração de animais; tivemos orientação veterinária no cuidado dos animais, como higiene bucal, etc.
Além disso, houve uma apresentação de dança circular com músicas de Francisco e Clara; as turmas de catequese da Paróquia elaboraram cartazes e maquetes sobre o Tempo da Criação que foram expostos no evento; elaborou-se um painel sobre recicláveis indicando o tempo de decomposição de materiais diversos, assim como palestra a respeito desse assunto, além da coleta de diversos materiais, como pilhas, baterias, eletrônicos, sendo os eletrônicos encaminhados para a Metareciclagem, um serviço da Prefeitura que trabalha na recuperação desses equipamentos que são encaminhados para projetos que oferecem, entre outros, cursos de informática e acesso à internet a pessoas de baixa renda; outra palestra oferecida foi como fazer compostagem caseira, utilizando material orgânico gerado nas residências.
A mensagem acentuada nos momentos de Bênção dos animais foi no sentido da importância da mudança de comportamento, adoção de hábitos que promovam a boa relação, o respeito e reverência entre os humanos e da humanidade com todas as criaturas, tomando como referência o exemplo genuíno de São Francisco de Assis.
Com isso, somamos esforços pela preservação da nossa Casa Comum. Paz e Bem!
Frei José Raimundo de Souza