Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Paróquia Bom Jesus celebra 90 anos com festa do Padroeiro

01/08/2016

Notícias

Bruna Oliver, especial para este Site

paroquiaA Paróquia Bom Jesus dos Aflitos, em Sorocaba, está celebrando 90 anos de fundação. As festividades já começaram e terão seu ponto alto nos dias 6 e 7 de agosto. No sábado, dia 6, festa da Transfiguração do Senhor no Monte Tabor, o Arcebispo de Sorocaba, Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, presidirá a Missa solene de encerramento da Novena do Padroeiro, que neste ano tem como tema “Bom Jesus: Nesses 90 anos, o rosto misericordioso do Pai”, tendo em vista o Ano da Misericórdia. A novena será aberta no dia 29 de julho. As festividades litúrgicas terminam com a Missa do Padroeiro, às 17h00 do dia 7, domingo.

Neste sábado (23/7), será realizada a Carreata Festiva do Bom Jesus, com início às 8 horas na Comunidade Santa Cruz. Neste domingo (24/7), às 19h30, será celebrada a Missa de Envio da Equipe que promoverá a Semana das Missões, que começa dia 25 e termina dia 31 de julho. No sábado, 30 de julho, será realizado o “Jantar do Padroeiro”.

PROGRAMAÇÃO DA NOVENA DO PADROEIRO – 29/07 a 06/08

Tema central: “Bom Jesus: Nesses 90 anos, o rosto misericordioso do Pai”.

 1º dia – 29/07 (sexta-feira)

Tema: Bom Jesus: Misericórdia do Pai – nossa vida e ressurreição.

 2º dia – 30/07 (sábado)

Tema: Bom Jesus: fonte de amor e misericórdia.
*Encerramento das missões

3º dia – 31/07 (domingo)

Tema: Bom Jesus: caminho que conduz às riquezas do Reino.
*Lançamento da pedra fundamental para construção da nova Capela.

 4º dia – 01/08 (segunda-feira)

Tema: Bom Jesus: Pão partilhado que sustenta a nossa vida.

5º dia – 02/08 (terça-feira)

Tema: Bom Jesus: rosto da misericórdia – sede nossa esperança.
*Festa da Porciúncula – Perdão de Assis

6º dia – 03/08 (quarta-feira)

Tema: Bom Jesus: a fé em Vós, nos fortalece.

 7º dia – 04/08 (quinta-feira)

Tema: Bom Jesus: dá-nos conhecer cada vez mais seu Reino.

 8º dia – 05/08 (sexta-feira)

Tema: Bom Jesus: mestre do amor e da misericórdia.
*Dia Nacional da Saúde

9º dia – 06/08 (sábado) – 19h30

Tema: Bom Jesus, transfigura-nos com sua misericórdia.
*Missa presidida pelo Arcebispo Dom Eduardo
*Crisma
* Participação do Coral da Arquidiocese

Dia 07/08 – domingo – Missa Festiva do Padroeiro às 17h 

Sorocaba, que na língua tupi-guarani significa “terra rasgada”, é a quarta cidade mais populosa do interior de São Paulo, com mais de 600 mil habitantes. É um importante polo industrial do Estado e do Brasil. Recentemente, tornou-se Região Metropolitana composta por 26 municípios. A cidade, que tem como padroeira Nossa Senhora da Ponte, celebra 362 anos no mês de agosto.

A Paróquia  Bom Jesus dos Aflitos, localizada na região além-ponte, ou seja, além do rio Sorocaba que banha a cidade, foi a segunda instalada em Sorocaba. Com o crescimento da cidade, os habitantes tinham dificuldades de ir à Catedral devido a distancia. Preocupado com essa situação, o então bispo diocesano, Dom José Carlos de Aguirre, encarregou  Pe. Antônio Francisco Cangro, coadjutor da Catedral, da construção de uma capela provisória, onde pudessem celebrar os ofícios religiosos. Resolveu-se construir a capela provisória num terreno doado pelo sr. Alberto Kenworty (residente nesse tempo em Barueri), há uns 500 metros da igreja atual. Terminada a construção da capela, o então bispo criou a nova paróquia no dia 6 de agosto de 1926, dia em que se celebra a Festa do Senhor Bom Jesus, Padroeiro da nova igreja.

“Assim, pela manhã do dia 6 de agosto de 1944, celebrou-se a última missa na antiga capela provisória e, às 10 horas, transladaram o Santíssimo Sacramento para sua nova morada em grandiosa e comovente procissão. Apesar da preocupação material com a construção do novo templo, os frades realmente desenvolveram um verdadeiro e apostólico trabalho pastoral, atendendo regularmente a mais de 15 comunidades, entendendo que havia apenas duas paróquias nesse tempo em Sorocaba: a da Catedral e a dos Franciscanos”, escreve Frei Antônio Andrieta. Frei Conrado Schiwiora e Frei Zeno Kohr foram os primeiros franciscanos a chegar no município, em 1936. Portanto, a Paróquia, composta pelas comunidades Santa Cruz e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, celebra seus 90 anos.

As comemorações não param por aí, no dia 17 de julho foi realizada a Missa em Ação de Graças pelos 80 anos da Ordem Franciscana Secular (OFS). A Missa foi presidida por Frei André Becker, vigário paroquial, que ressaltou “Essa comunidade celebra 80 anos da presença da Ordem Franciscana Secular (OFS), e no ano de 2021 será celebrado os 800 anos da OFS. Fica o convite a todos aqueles que têm o desejo e o sonho de conhecer mais de perto a proposta de vida apresentada por Francisco de Assis aos leigos franciscanos”.

paroquia_1Presença franciscana

Os primeiros franciscanos na cidade foram Frei Conrado Schiwiora e Frei Zeno Kohr, que chegaram por volta do Natal de 1936.

Segundo o historiador Aluísio de Almeida, em artigo no “Diário de Sorocaba”, por ocasião do cinquentenário do Bom Jesus, Dom Aguirre deu-lhes todo o curato de Votorantim e a pequena capela de Santa Rita para exercerem o seu ministério. A sede de sua comum residência era em Santa Rita, numa chácara generosamente doada a eles pelo major Abílio Antunes Soares, depois comendador da Santa Sé. Oficialmente, o pároco de Votorantim era o próprio superior, Frei Conrado, mas quem residiu no Votorantim foi Frei Zeno, que viveu entre os operários das fábricas. A ida de Frei Conrado para o Bom Jesus é de 24 de dezembro de 1937.

Em janeiro de 1941 chegou o vigário Frei Eugênio Becker. Ele resolveu, com a aprovação de Dom Aguire, construir a igreja definitiva no local melhor, mais central, da rua cel. Nogueira Padilha. A primeira pedra da nova igreja do Bom Jesus foi a 9 de abril de 1942. Frei Eugênio Becker, que já tinha sido pároco antes, voltou para ficar de 1952 a 1959 e terminou as obras da Igreja, inclusive a torre inaugurada em 1956 ou 1957. Frei Eugênio, neste período, iniciou a construção das igrejas de São Francisco de Assis e de Santo Antônio, acompanhando o desenvolvimento respectivamente, da Vila Assis e da Vila Barcelona.