Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Papa: Religião não é investimento humano

01/02/2016

Papa Francisco

papa_31

Na oração mariana do Angelus deste domingo, 31, o Papa Francisco alertou para uma tentação à qual o homem religioso está exposto: a de considerar a religião como um investimento humano.

O Papa refletiu sobre o Evangelho deste domingo em que Jesus afirma que “Nenhum profeta é bem recebido em sua pátria” e se refere aos grandes Profetas do passado Elias e Eliseu, que realizavam milagres em favor dos pagãos para denunciar a incredulidade de seu povo. Francisco explicou que a este ponto os presentes se sentem ofendidos, levantam-se indignados, expulsam Jesus e têm vontade de lançá-lo no precipício, mas Ele, passando pelo meio deles, continua o seu caminho.

“Esta passagem do evangelista Lucas não é simplesmente a narrativa de uma discussão entre companheiros, como às vezes ocorre, suscitada por invejas e por ciúmes, mas revela uma tentação à qual o homem religioso está sempre exposto, e da qual é necessário tomar distância com decisão: a tentação de considerar a religião como um investimento humano e, por consequência, começar a ‘fazer contratos’ com Deus buscando o próprio interesse.”

Francisco disse que o ministério profético de Jesus consiste em anunciar que nenhuma condição humana pode constituir motivo de exclusão do coração do Pai e que o único privilégio aos olhos de Deus é o de não ter privilégios, de estar abandonados nas suas mãos.

Ao comentar a fala de Jesus “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”, o Papa explica que o hoje, proclamado naquele dia, vale para todos os tempos.

“Deus vem ao encontro dos homens e das mulheres de todos os tempos e lugares, na situação concreta em que estes se encontram. Vem também ao nosso encontro. É sempre ele que dá o primeiro passo: vem visitar-nos com a sua misericórdia, levantar-nos da poeira dos nossos pecados, vem estender-nos a mão para tirar-nos do abismo em que o nosso orgulho nos fez cair, e nos convida a acolher a consoladora verdade do Evangelho e a caminhar pelo caminho do bem.”

Ao concluir Francisco recordou que a Virgem Maria e pediu que ela ajude cada pessoa a converter-se de um deus dos milagres ao milagre de Deus, que é Jesus Cristo.

Dia Mundial de Combate à Hanseníase
Após a oração do Angelus, o Papa recordou o Dia Mundial de Combate à Hanseníase, celebrado hoje. Francisco pediu solidariedade para com as pessoas que sofrem desta doença.


Fonte: Rádio Vaticano