Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Papa: “O bem sempre cresce de forma humilde, escondida”

13/06/2021

Papa Francisco

                                                                                       Imagem: Vatican Media

“O bem sempre cresce de forma humilde, escondida, muitas vezes invisível”, por isso não devemos desanimar quando nossos esforços parecem infrutíferos ou quando o mal parece triunfar, “a nós cabe semear, com amor, empenho, paciência. Mas a força da semente é divina.”

As duas parábolas do Evangelho de Marcos, proposto pela Liturgia deste XI Domingo do Tempo Comum, oferecem ao Papa a ocasião para nos encorajar a seguir com as boas obras e a ter total confiança na ação do Senhor, mesmo quando não a percebemos, pois “os resultados da semeadura não dependem das nossas capacidades”, mas sim “da ação de Deus”.

Com a temperatura por volta dos 31°C na Praça São Pedro, Francisco começou explicando aos presentes – sempre em maior número no tradicional encontro dominical – que as duas parábolas falam de fatos cotidianos, revelando assim “o olhar atento e profundo de Jesus, que observa a realidade”. E por meio dessas pequenas imagens do dia a dia, Ele “abre janelas sobre o mistério de Deus e sobre a vida humana”: Assim, ensina-nos que mesmo as coisas do dia a dia, aquelas que por vezes parecem todas iguais e que levamos em frente com distração ou fadiga, são habitadas pela presença escondida de Deus. Assim, também nós temos necessidade de olhos atentos, para saber “buscar e encontrar e encontrar Deus em todas as coisas”.

Jesus hoje, compara o Reino de Deus – sua presença que habita o coração das coisas e do mundo – ao grão de mostarda, o menor grão que existe, mas que após semeada, cresce até se tornar a maior de todas as hortaliças. Este é o modo de agir de Deus: Às vezes, o alarido do mundo, junto com as tantas atividades que enchem os nossos dias, nos impedem de parar e de perceber como o Senhor conduz a história. E, no entanto – assegura o Evangelho – Deus está agindo, como uma pequena boa semente, que brota silenciosa e lentamente. E, aos poucos, torna-se uma árvore vigorosa, que dá vida e refrigério a todos.

“Para nós, muitas vezes , a semente de nossas boas obras pode parecer pequena. No entanto, tudo o que é bom pertence a Deus e, portanto, humilde e lentamente, dá frutos. O bem – recordemos – sempre cresce de maneira humilde, escondida, muitas vezes invisível.”

Com essa parábola, de fato – disse Francisco – Jesus quer inspirar confiança em nós: Em tantas situações da vida, de fato, pode acontecer de ficarmos desanimados, porque vemos a fraqueza do bem em relação à aparente força do mal. E podemos nos deixar paralisar pela desconfiança, quando constatamos que nos comprometemos, mas os resultados não chegam e as coisas parecem não mudar nunca.

Neste sentido, o Evangelho nos pede um novo olhar sobre nós mesmos e sobre a realidade: Pede para ter olhos maiores, que saibam ver além, especialmente além das aparências, para descobrir a presença de Deus que, como amor humilde, está sempre agindo no terreno da nossa vida e naquele da história.

Esta – enfatizou Francisco – é a nossa confiança, “é isso que nos dá força para seguir em frente a cada dia com paciência, semeando o bem que dará fruto”. Atitude, aliás, especialmente importante “para sair bem da pandemia”, ou seja, “cultivar a confiança de estar nas mãos de Deus e ao mesmo tempo comprometermo-nos, todos, em reconstruir e recomeçar, com paciência e constância.”

Mas, alertou o Pontífice – “também na Igreja o joio da desconfiança pode criar raízes, sobretudo quando testemunhamos a crise da fé e o fracasso de vários projetos e iniciativas: “Mas nunca esqueçamos que os resultados da semeadura não dependem das nossas capacidades: dependem da ação de Deus. A nós cabe semear, com amor, empenho, paciência. Mas a força da semente é divina.”

Ao final de sua reflexão, o Papa mencionou a segunda parábola presente no Evangelho do dia, em que “o lavrador lança a semente e depois não percebe como dá fruto, porque é a própria semente que cresce espontaneamente, de dia, de noite, quando menos espera”. Assim, ressaltou, “com Deus, mesmo nos terrenos mais áridos, há sempre esperança de novos brotos”.

Que Maria Santíssima, a humilde serva do Senhor, nos ensine a ver a grandeza de Deus que opera nas pequenas coisas e a vencer a tentação do desânimo, confiando n’Ele todos os dias.


Fonte: Vatican News (texto de Jackson Erpen)