Papa institui novo organismo na Cúria Romana
17/08/2016
Cidade do Vaticano – Por meio do Motu Proprio Sedula Mater, publicado nesta quarta-feira (17), o Papa instituiu o novo organismo da Cúria Romana responsável pelos leigos, pela família e pela vida. O departamento será a fusão dos antigos Pontifícios Conselhos para os Leigos e para a Família. O Prefeito do novo dicastério também foi nomeado nesta quarta pelo Papa: é Dom Kevin Joseph Farrell, até então bispo de Dallas, nos EUA.
O novo organismo “será disciplinado por estatutos especiais. Competências e funções até então pertencentes ao Pontifício Conselho para os Leigos e ao Pontifício Conselho para a Família serão transferidas a este dicastério a partir de 1º de setembro, com a definitiva cessação dos supracitados Pontifícios Conselhos”, escreve o Papa no decreto.
O estatuto do novo organismo havia sido previamente aprovado pelo Papa em junho e mantém a ligação com o Pontifício Instituto João Paulo II de Estudos sobre o Matrimônio e a família, para o qual Dom Vincenzo Paglia (atual Presidente do Pontifício Conselho para a Família) foi nomeado como novo chanceler, tendo como diretor Dom Pierangelo Sequeri.
Dom Farrel, recém-nomeado: “Amoris laetitia, centro de minha agenda”
A Exortação do Papa Francisco Amoris Laetitia estará no centro da agenda de Dom Kevin Joseph Farrell, bispo de Dallas, nos EUA, nomeado quarta-feira (17/08) como Prefeito do novo Departamento para Leigos, Família e Vida, no Vaticano.
Irlandês, 69 anos em setembro, membro dos Legionários de Cristo, o bispo interveio recentemente em público sobre os choques entre policiais e negros nos Estados Unidos. Em julho, na sua cidade, 5 policiais foram mortos por um franco-atirador.
“A violência – disse na ocasião – não se supera com mais violência, mas com a paz. Todas as vidas valem: negros, brancos, muçulmanos, cristãos ou hindus, somos todos filhos de Deus e cada vida humana é preciosa”.
Agora, diante do novo desafio na Cúria Romana, a Rádio Vaticano entrevistou o bispo, que se disse ‘honrado que o Santo Padre o tenha chamado para desempenhar um trabalho tão importante.
“Sempre me vi como um bispo que trabalha numa diocese a serviço das pessoas, mas quando você recebe uma chamada do Papa, pedindo para fazer uma coisa assim, você só pode se surpreender e se sentir honrado, ao mesmo tempo. Não vejo a hora de começar. Parece-me um grande desafio, principalmente considerando o fato que a Exortação do Santo Padre, Amoris Laetitia, é tão bem aceita e acolhida no mundo inteiro, e obviamente estará no topo da minha agenda. Assim como serão prioridades promover o laicato, assegurar que os leigos tenham o papel que lhes compete na Igreja e promover o apostolado dos leigos. Será um desafio, que não esperava a esta altura da vida, mas estamos aí!”.
Seu irmão Brian também está aqui no Vaticano… Como vai ser trabalhar perto dele?
“Sim meu irmão trabalha no Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos. Estou ansioso. Somos padres há muitos, muitos anos, mas nunca trabalhamos na mesma cidade. Então, será fora de série!”.
Fonte: Rádio Vaticano