Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Papa institui novo organismo na Cúria Romana

17/08/2016

Papa Francisco

Vatican Pope Francis meets the members of the Diplomatic Corp accredited to the Holy See for the traditional exchange of greetings for the new year Clementina Hall Vatican City
Cidade do Vaticano – Por meio do Motu Proprio Sedula Mater, publicado nesta quarta-feira (17), o Papa instituiu o novo organismo da Cúria Romana responsável pelos leigos, pela família e pela vida. O departamento será a fusão dos antigos Pontifícios Conselhos para os Leigos e para a Família. O Prefeito do novo dicastério também foi nomeado nesta quarta pelo Papa: é Dom Kevin Joseph Farrell, até então bispo de Dallas, nos EUA.

leigos_170816O novo organismo “será disciplinado por estatutos especiais. Competências e funções até então pertencentes ao Pontifício Conselho para os Leigos e ao Pontifício Conselho para a Família serão transferidas a este dicastério a partir de 1º de setembro, com a definitiva cessação dos supracitados Pontifícios Conselhos”, escreve o Papa no decreto.

O estatuto do novo organismo havia sido previamente aprovado pelo Papa em junho e mantém a ligação com o Pontifício Instituto João Paulo II de Estudos sobre o Matrimônio e a família, para o qual Dom Vincenzo Paglia (atual Presidente do Pontifício Conselho para a Família) foi nomeado como novo chanceler, tendo como diretor Dom Pierangelo Sequeri.

Dom Farrel, recém-nomeado: “Amoris laetitia, centro de minha agenda”
A Exortação do Papa Francisco Amoris Laetitia estará no centro da agenda de Dom Kevin Joseph Farrell, bispo de Dallas, nos EUA, nomeado quarta-feira (17/08) como Prefeito do novo Departamento para Leigos, Família e Vida, no Vaticano.

Irlandês, 69 anos em setembro, membro dos Legionários de Cristo, o bispo interveio recentemente em público sobre os choques entre policiais e negros nos Estados Unidos. Em julho, na sua cidade, 5 policiais foram mortos por um franco-atirador.

“A violência – disse na ocasião – não se supera com mais violência, mas com a paz. Todas as vidas valem: negros, brancos, muçulmanos, cristãos ou hindus, somos todos filhos de Deus e cada vida humana é preciosa”.

Agora, diante do novo desafio na Cúria Romana, a Rádio Vaticano entrevistou o bispo, que se disse ‘honrado que o Santo Padre o tenha chamado para desempenhar um trabalho tão importante.
“Sempre me vi como um bispo que trabalha numa diocese a serviço das pessoas, mas quando você recebe uma chamada do Papa, pedindo para fazer uma coisa assim, você só pode se surpreender e se sentir honrado, ao mesmo tempo. Não vejo a hora de começar. Parece-me um grande desafio, principalmente considerando o fato que a Exortação do Santo Padre, Amoris Laetitia, é tão bem aceita e acolhida no mundo inteiro, e obviamente estará no topo da minha agenda. Assim como serão prioridades promover o laicato, assegurar que os leigos tenham o papel que lhes compete na Igreja e promover o apostolado dos leigos. Será um desafio, que não esperava a esta altura da vida, mas estamos aí!”.

Seu irmão Brian também está aqui no Vaticano… Como vai ser trabalhar perto dele?

“Sim meu irmão trabalha no Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos. Estou ansioso. Somos padres há muitos, muitos anos, mas nunca trabalhamos na mesma cidade. Então, será fora de série!”.


Fonte: Rádio Vaticano