Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Papa Francisco concede bênção à Fraternidade Santo Antônio

01/01/2015

Notícias

ofs_4A Fraternidade Santo Antônio, vinculada à Ordem Franciscana do Brasil (OFS) recebeu, na noite de Natal, das mãos do bispo da Diocese de Duque de Caxias, Dom Tarcísio Nascentes dos Santos, a tradicional Bênção Apostólica em pergaminho, concedida pelo Papa Francisco através do Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d’Aniello. Na bênção, o Papa invoca bênçãos sobre todos os que a recebem, pois sendo o Sucessor de Pedro e Vigário de Cristo, tem essa dignidade.

Ao conceder de bom grado a bênção apostólica por ocasião do 54º aniversário de fundação da Fraternidade Sant Antônio, Papa Francisco invoca, “de todo coração”, “copiosas graças e favores celestiais, e a contínua proteção da Virgem Maria” para todos os membros da fraternidade.

O documento foi entregue em mãos, na Catedral Santo Antônio, pelo bispo diocesano ao casal franciscano secular Manuel Humberto Teixeira Ramos e Juraci Meneses Ramos, membros fundadores da fraternidade, na presença da ministra local, Aline Milani Romeiro Pereira, e do pároco da catedral, Renato Gentile. O casal sentiu-se honrado com a bênção apostólica e agradeceu a Dom Tarcísio, a quem também pediu a bênção, e garantiu que a fé estará sempre forte e presente no sentido de trabalhar pela Santa Igreja, na Ordem Franciscana Secular.

Apos a homenagem, a assembleia reunida aplaudiu o casal em reconhecimento ao trabalho realizado pela fraternidade ao longo de mais de cinco décadas de vida em fraternidade, a serviço à Igreja e na caridade aos mais pobres. Os franciscanos seculares dedicaram a bênção aos membros da Família Franciscana presentes na Diocese, em especial por todos os que nos precederam na caminhada e que já estão diante do Pai, mas que com o seu testemunho de vida nos indicaram o seguimento de Jesus Cristo e do Santo Evangelho tendo como modelo inspirador São Francisco de Assis.

bencao

ofs_3Breve Histórico da Fraternidade Santo Antônio

A Fraternidade Santo Antônio teve sua ereção canônica aprovada em 03 de outubro de 1960, autorizada por Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra, bispo da Diocese de Petrópolis, conforme licença assinada em 17 de setembro de 1960 pelo Monsenhor Gentil Costa, Secretário do Bispado, pois a época, Duque de Caxias pertencia a Diocese de Petrópolis.

No dia 02 de outubro de 1960, Frei Matheus Hoepers, OFM, que à época exercia o cargo de Comissário Provincial da Província da Imaculada Conceição, redigiu de próprio punho o termo de ereção canônica da Fraternidade da Ordem Terceira em Duque de Caxias, “(…) sob a invocação e patrocínio de Santo Antônio, estando presentes como testemunhas o Reverendo Padre Superior e Vigário Frei Teodoro Zimmermann e o Reverendo Padre Diretor Frei Urbano Monteiro”.

Somam-se aos esforços dos frades, as orações e o empenho de valorosos irmãos da Fraternidade São Sebastião dos frades capuchinhos e Santo Antônio do Convento do Largo da Carioca, ambas no Rio de Janeiro, que nos precederam na caminhada e contribuíram para a fundação da Fraternidade Santo Antônio, e assim proporcionar ao povo de Duque de Caxias o seguimento do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo nos passos de São Francisco de Assis.

Frei Urbano Monteiro, OFM, primeiro assistente espiritual, deixou registrado, à época, no livro de crônicas da fraternidade sua expectativa sobre a fundação da Fraternidade Santo Antônio de Duque de Caxias: “A semente é pequena, como o grão de mostarda da parábola do Divino Mestre. Mas o zelo e o fervor dos primeiros nos levam à esperança de que num dia não muito remoto a árvore seja frondosa. Deus assim o permita, para sua maior glória e santificação e edificação de muitas almas”.

Louvemos e agradeçamos ao Altíssimo por tantas graças operadas por meio de nossa fraternidade, pela presença dos irmãos e pela lembrança daqueles que já estão diante do Pai, por suas famílias e por todas as pessoas, fraternidades e ramos da frondosa Família Franciscana que contribuíram para que celebrássemos 54 anos de vida fraterna.