Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

OFS elege novo governo

18/11/2021

Notícias

De 13 a 21 de novembro é celebrado o XVI Capítulo Geral da Ordem Franciscana Secular. Ontem, dia 17 de novembro, na presença de Frei Massimo Fusarelli, Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores, os 57 Capitulares elegeram o novo Governo da OFS para o próximo sexênio.

Durante a celebração da Santa Missa, Frei Massimo iniciou a sua homilia dizendo: “A oração que abriu a nossa celebração, fez-nos pedir a graça de reconhecer Cristo nos pobres e necessitados: reconhecer é um dom que vem de Deus, como diz São Francisco no Testamento: ‘O Senhor me concedeu …’ por outro lado acrescentou que o grito do Evangelho no dia da festa de Santa Isabel lembra aos capitulares que “ser abençoado significa receber uma graça, entre elas a de reconhecer Cristo nos necessitados”.

No final da homilia, Frei Massimo convidou os Capitulares a se apaixonarem por Cristo, a amar a realidade, a ouvir a voz de Deus e a “deixar-se transformar pela presença do Senhor…. na escuta orante da Palavra de Deus: é aqui que podemos ser gradualmente transformados pela força do Espírito para nos tornarmos diligentes e incansáveis ​​na caridade”.

Para os próximos seis anos, as capitulares elegeram Tibor Kauser, da Hungria, e Mary Stronach, dos Estados Unidos, como Ministro Geral e Vice-ministra Geral, respectivamente. Juntamente com eles foram eleitos os membros do Conselho de Presidência: para a Ásia-Oceania Francis Park; para a África francófona e as ilhas Adolfo Assagba, para a África inglesa e portuguesa Eremenciana Chinyama; para a Europa do Norte Dina Shabalina; para a Europa do Sul e Mediterrâneo Noemi Paola Riccardi; pela América do Norte e Central Ana María Raffo; pela América do Sul Noemí Diana Silvia e pela Jufra Luis Feliz Chocojay.

Com o tema do Capítulo Geral “animar e orientar uma liderança servidora”, o novo Ministro e seu Conselho se comprometem na missão de animar a grande Fraternidade Franciscana Secular no mundo, vivendo “no mundo o Evangelho no estilo do Poverello, sine glossa e assumir o Evangelho como forma e regra de vida”, segundo a exortação do Papa Francisco ao receber os Capitulares na audiência de 15 de novembro de 2021.


Fonte: site OFM