Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

OFS e Pastoral Familiar doam enxovais às gestantes carentes

06/10/2014

Notícias

principal

A Semana Nacional da Vida é realizada em todo o país, a partir do dia 1º de outubro e culminando com o Dia do Nascituro, dia 8 de outubro. Nesse período há intensa programação nas dioceses, paróquias e comunidades. Este ano o tema de reflexão é “Vida e Missão: lançar as redes em águas mais profundas”.

A semana foi instituída em 2005, pela 43ª Assembleia Geral da CNBB. O Dia do Nascituro é dedicado ao novo ser humano, à criança que ainda vive dentro da barriga da mãe. A data é fixa no calendário da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e propõe à sociedade o debate sobre os cuidados, proteção e a dignidade da vida humana, em todas as suas fases, desde a concepção até seu fim natural.

Para celebrar a Semana Nacional da Vida, a Pastoral Familiar da Catedral de Santo Antônio, em Duque de Caxias, promoveu com o apoio da Fraternidade Santo Antônio, vinculada à Ordem Franciscana Secular (OFS), e da Pastoral da Aids, a entrega de enxovais de bebê com banheira a 33 gestantes da paróquia. A campanha é um gesto concreto que a Pastoral Familiar e a Fraternidade Santo Antônio realizam anualmente para aprofundar o valor único da vida.

O Dia do Nascituro celebra o direito à proteção da vida e saúde, à alimentação, ao respeito e a um nascimento sadio. O objetivo da data é suscitar nas consciências, nas famílias e na sociedade o reconhecimento do sentido e valor da vida humana em todos os seus momentos.

Breve Histórico da Ordem Franciscana Secular

A Ordem dos Frades Menores (OFM) nasceu em 1210, e a Ordem de Santa Clara (as Clarissas), em 1212. Foi também nessa época que nasceu a Ordem Franciscana Secular (OFS), tendo como ideal viver o Evangelho em todos os lugares onde se encontravam. Homens e mulheres, casados e solteiros, em meio às famílias, buscando viver o mesmo ideal que tanto atraiu Francisco de Assis. A Ordem foi aprovada pelo Papa Honório III em 1221. Luquésio e Buonadona são considerados os primeiros franciscanos seculares pois, segundo a tradição, esse foi o primeiro casal que São Francisco aceitou na Ordem Secular daquele tempo.

Hoje, mais do que nunca, os Franciscanos Seculares sentem-se comprometidos a viver o Evangelho cada dia e em toda circunstância, segundo a própria vocação e os dons recebidos. A OFS apresenta-se como uma experiência de vida cristã, partilhada por mulheres e homens sem discriminação, sendo hoje um verdadeiro exército franciscano de Deus espalhado por todo o mundo.

“A Ordem Franciscana Secular é a mais antiga forma de organização de Leigos que, guiados pela Igreja, unidos em fraternidade e inspirando-se no ideal de São Francisco de Assis, se empenham em testemunhar com a vida o Evangelho de Jesus Cristo e se dedicam ao apostolado no estado laical”. (beato João Paulo II).

Na Diocese de Duque de Caxias e São João de Meriti temos fraternidades na Igreja Matriz de São João Batista (São João de Meriti), na Catedral de Santo Antônio (Duque de Caxias) e na Comunidade Católica de Sant’Ana (Jardim Primavera/Duque de Caxias), que reúnem irmãos e irmãs que buscam seguir o Santo Evangelho tendo como modelo e fonte de inspiração, São Francisco de Assis.

A Fraternidade Santo Antônio existe há 54 anos e se reúne, mensalmente, na Catedral de Santo Antônio de Duque de Caxias, todo 4º domingo do mês, após a Santa Missa das 7h00, no prédio anexo, sala 106. A Catedral de Santo Antônio fica localizada na Avenida Leonel de Moura Brizola, 1861, Centro, Duque de Caxias.

Informações pelo telefone 3352-9900 ou pelo correio eletrônico ofs.santoantonio@gmail.com