Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

OFS de Quissamã celebra 117 anos

22/11/2019

Notícias

No domingo em que a Igreja celebrou o Dia Mundial dos Pobres (17/11/2019), a comunidade paroquial da cidade de Quissamã/RJ também teve outro motivo para se alegrar: os 117 anos de fundação da Ordem Franciscana Secular neste local. A Paróquia desta cidade, outrora administrada e pastoralmente organizada pelos Frades Menores, foi entregue aos cuidados da Diocese de Nova Friburgo em 1996. Mas a presença franciscana se manteve fecunda, com muito entusiasmo e vigor, nos irmãos e irmãs professos da OFS.

A missa das 8 horas, presidida pelo ministro provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, Frei César Külkamp, deu início à manhã de festividades. O pároco local, padre Mauro Nunes, agradeceu a presença de Frei César e do assistente Frei Gabriel Dellandrea, que acompanhou o grupo da OFS durante este ano. Estendeu sua gratidão também a todos os franciscanos que se dedicaram e se dedicam a evangelizar nestas terras. Lembrou, por isso, do grande legado que os frades deixaram na paróquia e da continuidade deste carisma que a OFS mantém na comunidade.

Na homilia, Frei César lembrou da profunda e oportuna reflexão sobre o Dia Mundial dos Pobres. Destacou que a misericórdia é a porta do cuidado para com os irmãos e irmãs que atravessam períodos de penúria. O frade lembrou que este dia não é o único momento de fazer caridade, mas que nesta data o Papa tem o desejo de que cada cristão esteja próximo dos mais necessitados. Isso significa, segundo Frei César, não só oferecer um donativo, mas estar com os mais pobres, ouvi-los, ir ao seu encontro com a presença e o carinho.

Além disso, o Ministro Provincial lembrou do grande papel que a OFS pode oferecer nesse e outros âmbitos. Recordou que o carisma franciscano permanece vivo e eficaz na vivência de irmãos e irmãs de boa vontade que se colocam no seguimento de Cristo segundo São Francisco de Assis. Agradeceu por todo o empenho de cada franciscano. Assim, após a profissão de fé, na missa, os professos da OFS renovaram o seu compromisso com o ideal franciscano, portando em suas mãos velas acesas significando a missão de cada cristão: “Ser luz do mundo” (Mt 5,13-16).

Após a celebração, os irmãos e irmãs da OFS e frades, reunidos no Colégio Cenecista Nossa Senhora do Desterro, puderam conhecer um pouco mais sobre a comemoração de toda a família franciscana deste ano: 800 anos do encontro de São Francisco com o Sultão. Frei César trouxe os principais elementos desse encontro e uma oportuna reflexão sobre a necessidade do diálogo, da compreensão. Além disso, salientou uma contundente provocação de como atualizar essa temática hoje. O momento de formação foi encerrado com um pequeno ensaio de cantos, agradecimentos, a oração do Ângelus e o almoço festivo. Que Deus conserve a perseverança e a alegria de nossos irmãos e irmãs que vivem o carisma franciscano com a Regra da OFS.