Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Núncio Apostólico faz visita ao Convento da Penha

29/03/2022

Notícias

A Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo, recebeu a visita do Núncio Apostólico Dom Giambattista Diquattro, o representante do Papa Francisco no Brasil. Ele chegou à Capital capixaba na tarde deste domingo, dia 27 de março e foi recebido na Catedral Metropolitana de Vitória pelos bispos da Província Eclesiástica e do recém criado Regional Leste 3 da CNBB.

Esta é a primeira visita do Núncio que está em missão no Brasil desde 7 de janeiro de 2021, tendo sido nomeado por Francisco em 29 de agosto de 2020. Nascido em Bolonha, Emília-Romanha, Itália, em 18 de março de 1954, Giambattista Diquattro é arcebispo, diplomata, teólogo e canonista. Foi ordenado sacerdote em 1981. É mestre em Direito Civil pela Universidade de Catânia, e doutor em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma, além de mestre em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. O Núncio Apostólico tem dupla missão em um país. A primeira delas consiste em representar o Santo Padre, a Santa Sé, como o embaixador. A segunda dimensão é a missão pastoral, ou seja, ele está em comunhão com os bispos e o clero, tendo como responsabilidade, por exemplo, fazer indicações ao Papa Francisco para nomeações de bispos.

Na Catedral de Vitória, após um momento orante diante do Imaculado Coração de Nossa Senhora, Dom Giambattista presidiu a Santa Missa do 4º Domingo da Quaresma, com presença dos bispos das dioceses de Colatina, Cachoeiro de Itapemirim e São Mateus, além de bispos eméritos. O povo fiel também compareceu em grande número, saudando a autoridade pontifícia no país.

Ao iniciar, Dom Dario Campos, Arcebispo Arquidiocesano de Vitória, acolheu o Núncio e pediu uma salva de palmas, mostrando a hospitalidade e a religiosidade tão presente na identidade dos capixabas. “Dom Giambattista, receba do nosso povo tão devoto de Nossa Senhora da Penha, nossas calorosas palmas, como um gesto de acolhida e comunhão fraterna! Seja bem-vindo, Núncio!”, animou.

Na homilia, Dom Giambattista falou do carinho grande que os devotos têm pela Mãe de Jesus, aqui sob o título de Nossa Senhora da Penha. O Núncio também falou da momento da Igreja que se prepara para o Sínodo, um importante momento para continuarmos caminhando todos juntos, reforçando a importância da unidade. “Minha missão como Núncio Apostólico é de animar e de ser animado, viver em comunhão. A missão do Núncio é missão de todo bispo, é viver a comunhão, testemunhar a comunhão e promover a comunhão da Igreja, comunhão de todos como família de filhos de Deus”, afirmou.

“Essa visita é uma visita aos bispos, aos sacerdotes, afim de conhecer também os religiosos, religiosas, diáconos, leigos… É o primeiro encontro com as dioceses daqui e espero também voltar no futuro. Essa é uma maneira de conhecer a fé no Brasil”, explicou Dom Giambattista.

Ainda em agenda oficial no Espírito Santo, no fim da manhã desta segunda-feira, dia 28 de março, o destino da comitiva episcopal foi o Convento da Penha, o principal monumento religioso e turístico do Estado. Ele foi recebido pelo Guardião do Convento, Frei Djalmo Fuck. Conheceu as Salas dos Milagres e de Exposições; em seguida, contemplou a belíssima vista de um dos Santuários marianos mais antigos do Brasil e, por fim, foi acolhido pelos demais frades franciscanos que residem na Penha. Ainda fez um lanche e teve a oportunidade de dialogar com a fraternidade, onde conheceu um pouco sobre a Festa da Penha.

A visita foi encerrada no Campinho do Convento, onde agradeceu pela acolhida e deixou uma bênção do Papa os fiéis capixabas.

O Arcebispo Dom Dario falou da importância de receber o representante do Bispo de Roma. “É uma alegria muito grande para nós, especialmente para mim como Arcebispo da Arquidiocese de Vitória, receber o representante do Papa Francisco e principalmente agora neste momento em que nos preparamos para a Festa da nossa Padroeira, a Festa da Penha, então, ele vem aqui hoje nos abençoar para que possamos começar bem, tendo a bênção dele, a bênção do Papa Francisco”.

Frei Djalmo também comentou que o Núncio desejou um bom êxito para a Festa da Penha que será realizada de 17 a 25 de abril. “Ele manifestou alegria, contentamento e sobretudo desejou a todos nós uma feliz e abençoada festa”.


Cristian Oliveira, Assessoria de Imprensa do Convento da Penha