Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Novinter 2022: Esperançar a vida a partir de nós

30/04/2022

Notícias

Após 2 anos impedidos pela pandemia da Covid-19, ocorreu no Noviciado São José em Rodeio – SC o primeiro Novinter de 2022. Nesse encontro estiveram presentes 41 noviços vindos da Ordem dos Frades Menores, Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, Dehonianos e das Irmãs da Divina Providência, oriundos de 5 países da América Latina e 1 país da África e de 17 Estados da Federação  e contou com a assessoria do Frade Carmelita Frei Ivani Pinheiro Ribeiro.

Com o tema “Esperançar a vida a partir de nós”, foram tradados assuntos que versavam desde o relacionamento interpessoal na vida consagrada, autoconhecimento, conflitos internos até a dimensão do Eu e da saúde mental. Houve também vários momentos de interação como partilhas, testemunhos e encenações em que cada grupo trabalhou um aspecto da mente humana e comportamental.

Apesar de os temas tratarem de assuntos sérios, houve muita descontração e sintonia entre os noviços das diversas congregações e ordens, a prática esportiva e o clima de amizade fortaleceram laços onde todos puderam experienciar que a vida consagrada é sim um caminho de alegria e de esperança.

Na noite da quinta-feira feira, os noviços participaram de um animado recreio festivo em que cada um pode conhecer um pouco da história e origem das congregações e ordens, e nessa alegria partilhar um pouco de suas escolhas vocacionais, na sexta-feira dia 29 de abril de 2022, todos os participantes subiram até o Eremitério Beato Frei Egídio para um momento de deserto e reflexão pessoal sobre tudo o que foi vivido e na Missa de encerramento puderam partilhar as suas impressões sobre os dias do Novinter. Após o almoço com um clima não de adeus, mas de um até logo, todos os participantes voltaram para suas casas de formação, já na expectativa do próximo Novinter a ser realizado em agosto, também na cidade de Rodeio SC.

Segue alguns testemunhos dos participantes:

Leonardo Generali Lopez Noviço Dehoniano

“O Novinter 2022 foi um tempo de formação, vivência fraterna e de oração comum. Com temáticas intensas sobre o processo de autoconhecimento, descobrimos em ricas partilhas, as realidades de cada noviço e noviça em suas instituições e vida pessoal a respeito dos temas trabalhados, além da própria partilha de carismas. Para nós, Dehonianos, participar do Novinter com os irmãos OFM, OFMCap, Irmãs da Divina Providência e com o assessor carmelita, foi, com toda a certeza, providencial tanto com o tema proposto, quanto com a troca de experiências. Em síntese, foi um período de perceber a graça de Deus em nossa humanidade. Somos gratos ao Senhor por estes momentos. ”

Frei Patryck Moreira do Nascimento, OFMCap Noviço Capuchinho

“Este primeiro Novinter realizado presencialmente depois de dois anos sem ser realizado, por conta da Covid, foi um momento muito fraterno, para mim, ter este contato físico com as outras congregações e ordem é sempre um enriquecimento para mim e para todos com certeza.

Os temas abordados pelo Frei Ivani foram de grandes aprendizados de aprofundamento e conhecimento pessoal. Temas sérios e por vezes polêmicos, mas, são reais em nossa vida religiosa. Por fim, foi uma semana de muita alegria e de muito aprendizado. A frase que fica para mim é, se conheça mais. Em Francisco e Clara, Paz e Bem! ”


Frei Samuel Cavalcanti do Amaral (texto) – Créditos das Fotos: Noviços