Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Notícias do Postulantado Santo Antônio de Kibala

22/05/2014

Notícias

postulantes_kibalaDesde o início do Postulantado, em Kibala, muitos fatos ocorreram que merecem ser compartilhados franciscanamente. A rápida adaptação dos postulantes, tanto nos afazeres da casa como na pastoral, são fatores destacáveis. Um momento forte e luminoso foi a Páscoa, a começar com o retiro marcando o início da Quaresma, os gestos concretos assumidos pelos postulantes e frades, como  ajudar as irmãs vítimas de uma forte chuva, que destelhou o pátio da escola, e pessoas que vieram à nossa porta pedir ajuda devido às necessidades locais. Infelizmente, um dos nossos ajudados, dias depois, veio a se suicidar… O Tríduo Pascal foi edificante para toda a fraternidade. Fomos às aldeias e o entusiasmo do povo contagiou a todos. Conforme o relato dos próprios postulantes, “ressuscitamos com Cristo nessa Páscoa”.

Outro momento bonito que vivemos foi a ordenação de três jovens diáconos da Diocese do Sumbe, em Porto Amboim, depois da Páscoa. Para não ficarmos alheios à programação da Diocese, marcamos presença nesse evento, como também na peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Calulo, assistido pelos nossos irmãos salesianos. Ambos os lugares requerem umas duas horas de viagem de Kibala. Foi empolgante celebrar com o povo vindo de toda a Diocese sob a proteção da Mãe Santíssima.

Para abrilhantar ainda mais, no mesmo domingo da peregrinação, recebemos Frei Ricardo Backes como novo membro da nossa Fraternidade Santo Antônio. Ele veio de Malange na companhia de Frei Ivair. Presente da Mama Muxima, uma vez que estamos no mês mariano. No dia seguinte da chegada de nosso confrade, celebramos em Ação de Graças na mesa da Eucaristia e um jantar com a presença de alguns fiéis.

Atualmente, Angola está vivendo o Censo. As aulas estão suspensas em todo país neste mês, tendo em vista que os professores estão, na maioria  trabalhando para o Censo. O momento é de expectativa para se ter dados atualizados de toda a população.

Que a Mãe de Deus de Angola, carinhosamente chamada de Mama Muxima, abençoe a todos nós.

“Tuasakidila, tuapandula, tutondele…”, ou seja, muito obrigado em três idiomas nacionais!

Postulantes de Kibala 2014