Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Nossa Senhora da Penha visita Santuário do Espírito Santo

27/03/2017

Notícias

penha_270317

Vila Velha (ES) – Com a intenção de preparar as paróquias de Vila Velha para a grande festa da Penha, o Convento da Penha propôs a visita da imagem de Nossa Senhora. Os párocos que se interessaram puderam escolher a data. O Santuário escolheu 25 de março, solenidade da Anunciação do Senhor, data também favorável por ser sábado.

Na sexta de noite, Frei Djalmo, Frei Florival e Frei Leandro buscaram no Convento a imagem e em carro aberto pelas ruas a trouxeram até o Santuário, onde os paroquianos a receberam com cânticos e a entronizaram em altar preparado com as cores da Penha (que são também as cores do Estado do Espírito Santo) sob o grande crucifixo, no amplo espaço que antigamente se chamava de presbitério.

O grupo Homens do Terço rezou os mistérios gozosos, acompanhados de suas famílias e grande número de devotos. Frei Florival celebrou a Eucaristia, acentuando o significado pastoral da visita de Maria à Paróquia na festa litúrgica em que ela se tornou mãe do Filho de Deus. Ela, que concebera do Espírito Santo, estava sendo recebida e homenageada no Santuário do Espírito Santo.

No sábado, às 7h da manhã Frei Clarêncio celebrou a Missa da solenidade, com bem mais de quatrocentas pessoas. Na homilia Frei Clarêncio lembrou que, encarnando Maria a Jesus, encarnou também a Igreja; e concebendo Jesus, ela se tornou a Mãe de Deus e com isto nós nos tornamos participantes da natureza divina.

Durante o dia as dez comunidades se revezaram na oração, reflexão e cantos. Foi intensa a participação de todos. Entre 11h e 12h Frei Clarêncio fez palestra diante de Nossa Senhora da Penha, sobre o sentido pastoral de sua presença no Estado. Lembrou que, diferentemente de outros títulos de Nossa Senhora, este é pascal e cristocêntrico, porque celebra a passagem da dor e da tristeza da morte (em latim Pœna, de onde, por corruptela popular nasceu Penha) para a alegria da ressurreição. E demorou-se em mostrar o conteúdo forte de esperança que esse título de Maria tem para os cristãos.

Às 17h concelebramos a Missa da Anunciação com o Santuário cheio. O Evangelho foi encenado e o diálogo entre o anjo e Maria todo cantado. Frei Almir Ribeiro Guimarães, de passagem pela Paróquia, pregou sobre Maria, que foi abrindo seu coração para Deus à medida que foram surgindo os fatos bonitos e os fatos desencontrados da vida de Jesus. Crianças trouxeram flores. Anjos em carne humana, de asas brancas, cantaram a Maria. Todos juntos rezamos pela paz, que nasce do respeito e da benquerença fraterna, prestando sentida homenagem a Mateus, o coordenador da pastoral dos jovens da Comunidade do Santuário, assassinado pela manhã. Foi o terceiro jovem que nossa paróquia perdeu em sete dias. Por isso nossa oração vespertina à Virgem da Penha, que nos visitava como mãe, se revestiu de promessas de não violência, de pacificação social e de intenso carinho fraterno.

Frei Clarêncio Neotti

Fotos: Gabriela Spalla, especial para este site

penha_270317_4