Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Nossa Senhora da Penha acompanha a nova Fraternidade Franciscana de Colatina

09/03/2022

Notícias

No 1º Domingo da Quaresma, a Paróquia Santa Clara de Assis acolheu a nova Fraternidade Franciscana para o próximo triênio, formada por Frei Pedro de Oliveira Rodrigues, pároco; Frei Luiz Iakovacz, vigário paroquial e assistente das Clarissas; e Frei Josielio da Silva Oliveira, no Ano Missionário.

Esse momento foi celebrado na Missa das 18 horas, presidida por Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, bispo da Diocese de Colatina, e teve como concelebrantes, além da nova Fraternidade, o Coordenador Diocesano  Pe. David Campos Maciel Neto.

Na saudação inicial, D. Lauro disse que era a primeira vez que tinha a graça de celebrar nessa igreja dedicada a Santa Clara de Assis. “E hoje aqui com a imagem de Nossa Senhora da Penha, que foi trazida para este dia em que damos a posse canônica a Frei Pedro. Esta Paróquia tem a graça de ser confiada aos Franciscanos, à Ordem dos Frades Menores. É uma alegria acolhê-los. Chegamos praticamente juntos”, lembrou Dom Lauro, já que ele tomou posse no último dia 2 de fevereiro na Diocese.

Em seguida, foi lido o Decreto de Nomeação do novo pároco, que é natural de Cariacica, ES, onde nasceu no dia 04 de março de 1956.  Vestiu o hábito franciscano no dia  10 de janeiro de 1987 em Rodeio. Fez a Profissão solene na Ordem dos Frades Menores no dia 17 de setembro de 1992 e foi ordenado presbítero no dia 07 de janeiro de 1995. Frei Pedro residiu nos últimos triênios no Convento da Penha.

Como pároco nesta nova missão, Frei Pedro fez a leitura do Evangelho.

Na sua homilia, o bispo disse que a Igreja é comparada a uma barca e hoje estamos entregando o cuidado pastoral dessa Comunidade Paroquial a Frei Pedro. “Mas não só ele, a essa Comunidade Franciscana. Ele tem a responsabilidade canônica de pároco, porém ele é um religioso e vive em comunidade. Portanto, ele exerce esse ministério com os irmãos de comunidade”, explicou.

“Que bonito essa comunidade de Santa Clara de Assis entregue aos franciscanos. Nesta área temos a graça de ter o Mosteiro da Santíssima Trindade, onde estão as Irmãs Clarissas. Então, estamos num ambiente bastante franciscano”, observou o bispo.

“Vamos agradecer a Deus porque ele providenciou para esta comunidade bons pastores. Uma comunidade de franciscanos e aqui a responsabilidade canônica sobre o Frei Pedro para ajudar na caminhada desta comunidade. Que privilégio, queridos freis! Está aí a família de vocês. Vocês são cuidadores desta comunidade em nome do Senhor. Para a salvação deles e para a salvação dos senhores, porque na medida do correto exercício do ministério nosso, que somos pastores, é que nós encontramos a nossa própria salvação. Que essa experiência com essa comunidade seja uma experiência de muita fecundidade, de santidade, para os senhores e para esta comunidade, na fidelidade à Palavra, no zelo pelos sacramentos e na comunhão eclesial. Que Deus abençoe esta Paróquia!”, disse, convidando a todos a professar, juntos, a Fé. “Quando professamos juntos ficamos mais fortes”, explicou o bispo.

Pe. David Campos Maciel Neto, como Coordenador Diocesano, falou da gratidão, em nome de toda a Área Pastoral de Colatina. “Nosso muito obrigado pela presença desta Comunidade religiosa entre nós, pelo testemunho de comunhão e pela colaboração que ao longo de anos vêm ofertando à nossa Igreja Particular de Colatina. Então, sejam muito bem-vindos e sintam-se muito acolhidos por nossa Área Pastoral. Trago o abraço de todos os padres”, disse Pe. David.

Em seguida foi lida e assinada a Ata da posse do novo pároco.

Frei Pedro fez os agradecimentos e disse cantando: “Estamos chegando”, numa referência à música de Zeca Pagodinho. “Como franciscanos, nossa missão é sermos semeadores da Paz e do Bem. Nós temos que ‘contaminar’ esse solo com a semente da Paz e do Bem, para que a semente da indiferença, da intolerância, não possa produzir frutos nesta terra. Assim nos pede Francisco, Clara e todos os santos. Podem contar comigo para o que der e vier. Gratidão a todos. Que Nossa Senhora da Penha continue abençoando toda a Diocese de Colatina”, concluiu.


Texto: Redação da Sede Provincial e fotos de Cristian Oliveira, do Convento da Penha