Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

“No serviço é que se desvela o sagrado”

05/05/2022

Notícias

Duque de Caxias (RJ) – O primeiro dia do Tríduo em preparação para a Ordenação Presbiteral de Frei Josemberg Cardozo teve início nas comunidades de Imbariê, em Duque de Caxias (RJ). Mesmo debaixo de chuva, mais de vinte famílias receberam a visita dos missionários que nesse dia tiveram o reforço dos frades estudantes de Petrópolis. E, às 19h30, o povo de Deus se reuniu para celebrar a vocação batismal de Frei Josemberg na Comunidade da Imaculada Conceição.

Além dos lares visitados, os frades marcaram presença na praça de Imbariê, levando cantos e um pouco do carisma franciscano para as mais diferentes realidades. O comércio local também foi abordado para que pudessem conhecer um pouquinho mais sobre a Economia de Francisco.

A celebração das 19h30 foi presidida por Frei Marx Rodrigues dos Reis, tendo como tema central a vocação batismal. Nessa Celebração Eucarística, os pais de Frei Josemberg também se fizeram presentes: Maria Lúcia Cardozo Aranha e  José Aranha Gomes.

Em sua reflexão, Frei Marx apontou para missão de todo cristão, que nasce do batismo em Jesus Cristo, dizendo: “Jesus Cristo é um projeto, e Imbariê é um lugar que grita por um Evangelho concreto. Faz-se necessário que abracemos o Evangelho-projeto e o tornemos realidade. Faz-se também necessário saber ler o Evangelho que cotidianamente se escreve diante de nós”, disse.

“Celebrar a Imaculada, Padroeira dessa Comunidade, é celebrar muitas mulheres reais, é celebrar aquela mãe que perdeu o seu filho e que, teimosamente, insiste em ser mãe, é celebrar tantas e tantas mulheres que não puderam gerar no ventre, mas que alargaram o seu coração e se tornaram mãe de vários”.

Nesse sentido, das inúmeras realidades existentes nessa terra e que gritam pelo Evangelho, o celebrante ainda acrescenta: “Eu sempre digo que Imbariê é a terra dos meus sonhos, mas para além disso, Imbariê é a terra dos sonhos de Deus!. É nesse pedaço de chão que Cristo quer estar presente e caminhar com os seus filhos e filhas. Foi nessa terra que Deus, um dia, chamou Frei Josemberg para a missão e ele disse o seu sim”, acrescentou.

Frei Marx ainda recordou o dia em que chamou Frei Josemberg de “Frei” pela primeira vez. O que será ordenado estava no primeiro ano de formação, era aspirante em Ituporanga e passava roupa. Diante daquela palavra tão pequena, Frei Josemberg ficou atônito: “Mas, frei, eu ainda não sou frei”, ao que Frei Marx respondeu: “Se você não for frei agora, nunca mais será!”.  Na celebração, Frei Marx ainda acrescentou: “No serviço é que eu te reconheci frade! No serviço é que se desvela o sagrado”.

Numa segunda história, Frei Marx contou que estava na Brasilândia e que após atender várias confissões foi ao encontro de uma senhora que rezava aos pés de Nossa Senhora Aparecida. “Ofereci a ela os ouvidos ao que ela me respondeu: ‘Frei, o que eu vim fazer na igreja, eu já fiz, vim falar com Nossa Senhora Aparecida, só uma mãe preta de um filho condenado é capaz de entender a minha dor’. Então, Frei Josemberg, abrace os pequeninos do Reino, comunique o Evangelho dos simples”, indicou.

Frei Marx ainda chamou algumas mães à frente, entre elas a Dona Maria Lúcia, para que dessem a sua bênção ao frade ordenante e, junto com ele, aos demais frades.

Encerrada a reflexão, Frei Josemberg fez a sua profissão de fé publicamente, recordando o seu batismo e dando o primeiro passo rumo à sua ordenação presbiteral. Essa profissão de fé, após ser lida, foi assinada por ele sob a mesa da Eucaristia e a celebração seguiu como de costume.

Antes da bênção final, Frei Josemberg pôde contar que, ao ser chamado “Frei” pela primeira vez, sentiu-se atônito, sentiu que aquela simples atitude de Frei Marx teve uma enorme importância em sua caminhada. “Santa Clara dizia: ‘Nunca esqueça o seu ponto de partida’, hoje, na minha missão, como guardião na casa do noviciado, estou novamente no processo de lavar e passar, e isso me leva a refletir muitas coisas. Me sinto realizado como frade menor e a missão de presbítero virá apenas para somar”, afirmou contente.

Ao concluir sua fala, pediu orações por sua vocação e pela vocação presbiteral que muito em breve assumirá. “Quem não puder se fazer presente, reze, isso será de grande importância!”.

Elevemos as nossas preces ao Cristo Bom Pastor por nosso irmão que será ordenado nesse sábado, às 15h, na Catedral de Santo Antônio, Duque de Caxias, para que possa bem desempenhar a sua missão de pastor e guia junto ao povo de Deus.


Frei Gilberto Silveira da Costa Junior, OFM (texto) e Fábio Charleaux Luzia dos Santos (fotos).