Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Mês da Bíblia na Paróquia Santa Clara de Imbariê

Frei Gabriel Dellandrea

Duque de Caxias (RJ) – Frequentemente celebrado em setembro na Igreja do Brasil, o mês da Bíblia foi um tempo frutuoso na Paróquia Santa Clara de Assis de Imbariê. As comunidades organizaram-se a partir de cantos com este tema, bem como por meio de oportunas ornamentações e outros símbolos (cartazes, frases) sobre as Sagradas Escrituras. Além disso, a equipe bíblica da Paróquia preparou duas lives formativas sobre o tema do livro do Deuteronômio, obra proposta pela CNBB para os estudos bíblicos deste ano. Por fim, para fechar o mês, uma terceira transmissão completou o estudo sobre a Bíblia num âmbito geral, com algumas perguntas frequentes relacionadas a ela. Ambas as programações on-line foram pela página da Paróquia no Facebook.

A primeira live, que aconteceu no dia 31 de agosto, contou com a participação de muitas pessoas de forma on-line, mas presencialmente Frei Jorge Maoski, que conduziu o encontro, recebeu a ajuda de Cláudia Couto Mariano, da Comunidade Divino Espírito Santo, e de Cristiane Aparecida, da comunidade Santa Terezinha. Ambas fazem parte da Equipe Bíblica de nossa Paróquia. Entre os assuntos discutidos, lembrou-se que o livro do Deuteronômio é um dos mais citados no Novo Testamento, tendo inclusive sido citado por Jesus. Este livro é considerado um dos mais importantes do Antigo Testamento justamente por que nele encontra-se o “Shemá”, a profissão de fé dos judeus (Dt 6,4-9). Além disso, foram apresentados os temas pertinentes que perpassam a obra: libertação, aliança, fé em Deus único, direitos e deveres. Com leis, narrativas e exortações o livro condensa também fortes apelos à conversão, inclusive com fatos e discursos de um personagem central no Antigo Testamento: Moisés.

A segunda live, no dia 2 de setembro, contou com a condução de Cristiane Aparecida da Silva e o apoio de Frei Jorge Maoski. A formação iniciou com uma oração e uma recordação do primeiro dia de formação. Em seguida, buscou-se evidenciar alguns temas do livro do Deuteronômio: o temor a Deus, a Aliança, o espírito das leis e instruções que compõem o livro, e como podemos atualizar o livro do Deuteronômio hoje, em nossa pastoral, problemas e conflitos. Como conclusão, percebe-se que o livro do Deuteronômio é um livro para guiar a fé: ele, em sua época, quis trazer novas leis para aproximar as pessoas ao Deus único. Hoje, ele nos serve de inspiração para sabermos discernir os nossos tempos.

Para finalizar o mês da Bíblia, Frei João Reinert, por meio de uma live que foi ao ar no dia 28 de setembro, discutiu temas gerais das Sagradas Escrituras que foram norteados com as seguintes perguntas: em que sentido a Bíblia não tem erro? Quem são os autores da Bíblia? Deus ou o ser humano? O que são fundamentalismo e fanatismo bíblico? Qual a relação entre Antigo e Novo Testamento? Essas e outras questões foram iluminadas pelas contribuições e perguntas trazidas pelos participantes que acompanharam ao vivo a transmissão e comentaram na postagem. Percebeu-se que há um forte interesse sobre o tema, bem como de discutir e refletir sobre a importância de entender a mensagem da Bíblia, sua atualização entre nós e os princípios de uma leitura assertiva e afinada com a proposta da Misericórdia de Deus, anunciada por Jesus.

Assim, por mais que a pandemia impôs uma série de complicações na nossa evangelização, a Palavra de Deus sempre se mostrou muito mais forte. Com ela, inclusive, encontra-se o sentido para todo o tempo que estamos vivendo. Precisamos sempre anunciar o Evangelho, por palavras e obras, em todas as circunstâncias. Afinal, somos alimentados pela esperança de um “Verbo que se fez carne e habitou entre nós”.