“Memória, gratidão e compromisso”, é iniciado o Conselho de Evangelização
04/11/2025
Por Frei Leandro Costa Santos
Frades se reúnem de 3 a 5 de novembro para o FÓRUM de Evangelização no Convento São Francisco, em São Paulo. Os dias serão marcados por revisão, reflexão, intercâmbio de ideias e proposições.
A Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil orienta sua ação evangelizadora a partir de cinco frentes: Paróquias e Santuários, Missão, Solidariedade, Educação e Comunicação. Como ações de serviços transversais, encontra-se o serviço de Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC) e do Serviço de Animação Vocacional (SAV). Esses serviços de Evangelização são animadas por frades responsáveis por cada frente, em conjunto com seus respectivos comitês — um conselho ampliado de articulação e planejamento. Este fórum tem como motivação: “Memória, gratidão e compromisso”.
Com o objetivo de rever a caminhada evangelizadora e deixar-se interpelar por um Deus que fala na realidade, os frades retomarão por esses dias os objetivos de cada frente, reconhecerão a interdependência entre estes serviços e estabelecerão ações que orientarão os anos de 2026 e 2027.
A animação e articulação do FÓRUM estão sob a responsabilidade do Frei Gustavo Wayand Medella, vigário provincial e coordenador do Conselho de Evangelização, e de seu vice, Frei Evaldo Ludwig, que atua como secretário.
O Ministro Provincial, Frei Paulo Roberto Pereira, no início do encontro retomou as decisões do último Capítulo referentes a cada frente, destacando dois pontos fundamentais: as novas formas de evangelização e a relevância do JPIC.
Em seguida, Frei João Reinert apresentou um retrospecto dos vários planos de evangelização da Província até o momento. Segundo ele, ficou evidente que não há descontinuidade entre os planos, mas sim novas propostas de complementaridade, fortalecendo a unidade e a confiança mútua.
O primeiro dia do encontro foi dedicado à contextualização da caminhada das frentes e de suas atuações. Para inspirar as reflexões e novas propostas, foi apresentada a “Ratio Evangelizationis: Ite in mundum”, documento do Secretariado Geral da Ordem, que contempla a Missão e a Evangelização no contexto franciscano. Frei Gustavo Medella destacou alguns pontos do texto, situando os frades e seus comitês dentro das diretrizes que a Ordem propõe às Províncias ao redor do mundo.
No dia 4 de novembro, segundo dia do FÓRUM, serão apresentados os trabalhos de cada comitê das frentes de evangelização, aprofundando o diálogo e as perspectivas para o futuro.












