Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Maranhense é eleita secretária nacional da Jufra

13/02/2013

Notícias

Santa Maria (RS) –  O XV Congresso Nacional Eletivo da Juventude Franciscana do Brasil, realizado na cidade de Santa Maria (RS), elegeu a maranhense Mayara Ingrid como Secretária Fraterna Nacional para o triênio 2013-2016. Mayara é natural da cidade de Poção de Pedra (MA), mas reside atualmente na cidade de Uberlândia (MG),  onde cursa Doutorado em Genética e Bioquímica na Universidade Federal de Uberlândia. No seu currículo, ela foi subsecretária nacional para Área Nordeste A (2007-2010) e a subsecretária nacional de Formação (2010-2013). É professa na Fraternidade de Ordem Franciscana Secular da cidade de Uberlândia.

O Congresso fez uma avaliação do triênio passado, que teve como secretário o paulista Alex Bastos. Entre os pontos positivos de sua coordenação foram destacados: a realização do Encontro dos 40 anos da Jufra do Brasil; elaboração da Carta de Guaratinguetá “A Jufra que queremos Ser!”; a criação da Jornada Franciscana pelo Direitos Humanos; as diversas campanhas formativas, destacando o Caderno de formação; a elaboração da cartilha para novas fraternidades; a participação em diversos organismos e eventos nacionais da Igreja Católica e outras organizações; expansão da Jufra nas redes sociais e meios de comunicação no Brasil e no mundo.

Também foram indicados para acompanhar o Secretariado Nacional da Jufra, para Animação Fraterna (a ser definido pelo Conselho Nacional da OFS): Admara Titonelle (São Gonçalo/RJ); Alex Bastos (São Paulo/SP); Robson de Oliveira (Aracajú/SE). Para Assistência Espiritual (a ser definido): Frei Fabricio Ferreira, OFM Cap (Belo Horizonte/MG) e Frei Rodrigo Péret, OFM (Uberlândia/MG).

Frei Miguel da Cruz despediu-se como assistente nacional: “Aos irmãos e irmãs do Secretariado cessante o meu mais sincero agradecimento pela oportunidade que me foi dada de poder renovar um pouco mais o meu encantamento pelo ideal de vida de Francisco de Assis”, disse.

O ministro nacional da OFS Antônio Benedito Bitencourt e a nova secretária da Jufra

Um momento muito especial do Conjufra foi a visita dos participantes à Boate Kiss, local da tragédia que culminou com a morte de mais de 230 pessoas em janeiro deste ano. Foi feito no local um momento de oração e afixadas algumas faixas em memória das vítimas.

O próximo evento da Jufra do Brasil será o Encontro Internacional que acontecerá dentro das atividades da Jornada Mundial da Juventude, na cidade de São João Del Rey (MG) entre os dias 19 e 22 de julho.

Também ficou definido que o XVI Conjufra Eletivo terá como sede o Regional Oeste (MT/MS/RO) e será realizado pela segunda vez na cidade de Campo Grande (MS). O primeiro foi em 1992.

 

Conheça mais a Juventude Franciscana no site: www.jufrabrasil.org