Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Luta contra a fome fortalece ação franciscana no Rio de Janeiro

05/06/2020

Notícias

Tenda Franciscana alimenta a população de rua e desempregados no centro da capital fluminense, em meio ao aumento dos impactos da pandemia do novo coronavírus.

O Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras), em parceria com o Convento Santo Antônio e a Paróquia São Bonifácio de Língua Alemã, deu início, na manhã de 04 de junho, aos trabalhos da Tenda Franciscana do Largo da Carioca para alimentar a população de rua e desempregada no centro da cidade do Rio de Janeiro. Aos pés do centenário Convento, o local torna-se símbolo da ação social franciscana em todo o Estado fluminense.

“Neste momento de pandemia, temos lutado contra três grandes males nas ruas e em comunidades brasileiras: a fome, pois milhares de pessoas não têm o que comer com o isolamento; a febre, com o avanço implacável da Covid-19 nos grupos vulneráveis; e o frio dos mais empobrecidos e desvalidos com a aproximação do inverno”, disse o diretor-presidente do Sefras, Frei José Francisco.

No primeiro dia, foram distribuídas 200 refeições produzidas na cozinha do Convento, que abriu suas portas para esta ação. Um número que tende a se multiplicar nos dias decorrentes, com o aumento da demanda e da solidariedade da população, a partir da doação de alimentos e voluntarismo para a produção e entrega das marmitas.  Basta ver que para esta sexta (5/6), já foram provisionadas 400 quentinhas.

“Se uma grande caminhada começa com um pequeno passo, esse primeiro dia de ação na Tenda Franciscana do Rio de Janeiro certamente marcará o início de uma bonita história de amor, compaixão e solidariedade”, afirmou o Frei Diego, vice-presidente do Sefras e responsável pela Tenda.

Segundo ele, essa missão não apenas saciará a fome de quem não tem o que comer, como também de quem sente o desejo de se doar e fazer acontecer: “Afinal, como nos lembra a oração atribuída a São Francisco, é dando que se recebe”.

A visão do Frei Diego encontra respaldo na atitude dos cariocas. Tão logo as refeições foram servidas, dezenas de doações começaram a chegar ao Convento e à Paróquia, os dois pontos de coleta de doações para a iniciativa, que funcionará todos os dias e não tem data para ser encerrada.

Campanha para todos

A Tenda Franciscana no Rio de Janeiro faz parte de uma grande ação franciscana de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, idealizada pelo Sefras. Iniciada em março em São Paulo e nas cidades fluminenses de Petrópolis, Tanguá e Duque de Caxias, ela já distribuiu, até o dia 5 de junho, mais de 130 toneladas de alimentos, entre cestas básicas (12 mil) e marmitas (170 mil), além de milhares de cobertores, kits de higiene e itens de proteção individual.

Para fortalecer ainda mais esta ação, foi lançada, em conjunto com a Tenda, a campanha Vida para Todos, em defesa daqueles que estão em maior vulnerabilidade social: pessoas em situação de rua, comunidades imigrantes, idosos sozinhos e crianças e suas famílias empobrecidas.

Além dos valores franciscanos, a campanha também joga luz sobre a necessidade de ir além dos números de contágio e mortes, para enxergar cada vida que é impactada pela pandemia. “Precisamos olhar para cada uma dessas histórias, pois o fim do isolamento não significa, para elas, o fim da fome, da exclusão e da desigualdade”, lembra o Frei José Francisco.

O clamor pela vida é também uma responsabilidade do Sefras. Todos os colaboradores e voluntários das ações de campo são monitorados e testados em massa para a Covid-19. Já os participantes dos projetos são testados tão logo apresentem algum dos sintomas. Em caso positivo, todos são encaminhados para o sistema de saúde.

Para conhecer mais sobre a ação e a campanha, acesse as redes sociais (@sefras.org.br) e o site www.sefras.org.br. Doações podem ser feitas no www.doesefras.org.br.