Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Dia de Oração contra o Tráfico: curar o trauma através da solidariedade

05/02/2021

Notícias

                                                                                                                                              Imagem: Vatican Media

O tráfico é uma ferida “no corpo da humanidade contemporânea”. Em 2015, assim o Papa Francisco definiu este triste fenômeno, instituindo na memória de Santa Bakhita – a freira sudanesa escravizada aos 9 anos e depois libertada – o Dia Mundial de Oração Contra o Tráfico de Seres Humanos, que em 2021 será realizado na segunda-feira, 8 de fevereiro.

Na sétima edição, e em plena pandemia, a Maratona de Oração será on-line, das 10 às 17 horas, em transmissão ao vivo no canal do YouTube do Dia Mundial (www.youtube.com/c/preghieracontrotratta), com traduções em cinco idiomas, incluindo o português, e irá cruzar as diferentes áreas do planeta para acender os refletores e sensibilizar a opinião pública sobre uma das principais causas do tráfico de pessoas, isto é, o modelo econômico dominante. O tema, de fato, desta edição é: “Economia sem tráfico de pessoas”.

“Encontramo-nos perfeitamente em sintonia, pois o tráfico de seres humanos – sublinha – é parte integrante de uma economia de exclusão, onde as regras do mercado estão destruindo os valores fundamentais da convivência humana, baseada no respeito pela dignidade, mas também na proteção do ambiente”. O compromisso da rede é traçar juntos “um caminho de reflexão para uma economia que promova a vida e o trabalho digno para todos”.