Início do ano escolar: bênçãos às sementes da esperança
13/02/2025
“Toda bênção é louvor a Deus e oração para obter seus dons. Em Cristo, os cristãos são abençoados por Deus Pai, «com toda espécie de bênçãos espirituais» (Ef 1, 3). É por isso que a Igreja concede a bênção invocando o nome de Jesus e fazendo habitualmente o santo sinal da cruz de Cristo.” (Catecismo da Igreja Católica, número 1671)
Tradicionalmente, os frades franciscanos são conhecidos por suas bênçãos aos doentes e aos animais. É comum observar que, nas igrejas onde a Ordem Franciscana dos Frades Menores está presente, a catequese vai além das normas e diretrizes da Igreja. O jeito de ser franciscano é capaz de levar o Evangelho por meio de seu carisma e espiritualidade, abençoando, acolhendo e integrando cada irmão e irmã na beleza de ser cristão, de ser único e especial.
Neste ano, durante o mês de fevereiro, período de início do ano letivo, as Fraternidades também estão empenhadas na bênção das mochilas e materiais escolares dos estudantes. Este é mais um jeito, uma forma de demonstrar afeto, cuidado e zelo pela criatura humana, feita à imagem e semelhança de Deus.
No último dia 2, o Santuário Frei Galvão, em Guaratinguetá (SP), realizou celebrações especiais para marcar o início das aulas das crianças, adolescentes e jovens. Durante as missas do dia, houve arrecadação de materiais escolares novos e usados.
Além de proporcionar um momento importante de oração e fé, a ação também teve como objetivo ajudar estudantes que necessitam de materiais escolares e precisam dessa oportunidade.
Na noite da terça-feira, 11 de fevereiro, na Igreja Matriz de São Luiz Gonzaga, em Xaxim (SC), durante a celebração do quinto dia da novena em louvor a Frei Bruno, também foi realizada a bênção das mochilas, materiais escolares, estudantes e professores.
O tema do dia: “Com Frei Bruno, rezamos pela educação”, conduziu a reflexão do pároco, Frei Gilson Kammer, na Santa Missa, que foi animada pelos corais infantis Anjos de Deus e Voz dos Anjos. Na procissão de entrada, professores e crianças com suas mochilas e materiais escolares representaram o tema, enquanto o coral cantava o hino de Frei Bruno.
Em sua homilia o frade destacou a importância de Frei Bruno na educação para Xaxim. “A escola é um lugar, local de aprendizado, onde podemos olhar para os outros com carinho, com atenção. Isso, também, nós aprendemos na nossa casa. Que a gente possa estender esse cuidado para a nossa escola e também para as nossas comunidades. Nesta novena de Frei Bruno rezamos pela educação. Ele foi junto com os primeiros moradores daqui de Xaxim, o incentivador da educação. Ajudou a trazer as Irmãs Franciscanas justamente para dar as aulas e cuidar do colégio. Isso mostra a atenção que Frei Bruno tinha especialmente com as famílias. A educação era e continua sendo algo primordial para que todos nós possamos continuar fazendo a construção desse universo e Deus vendo que é muito bom. Por isso, então, esse cuidado que Frei Bruno, nossos avós, bisavós tiveram com a educação, também possamos ter”, salientou o frade.
No final da Celebração Eucarística, os professores e estudantes foram convidados para ficarem no altar, juntamente com os materiais escolares e mochilas, onde receberam uma bênção para o ano letivo iniciado no dia 6 de fevereiro.
Em Vila Velha (ES), no próximo dia 15 de fevereiro, os frades do Convento da Penha farão a bênção dos materiais escolares, de trabalho e mochilas, além de rezar pelos estudantes, professores e todos os profissionais da área da educação. Haverá animação com cantos, proclamação da Palavra de Deus, breve reflexão, oração e bênção com água benta, a partir das 10h.
“Queremos que os alunos sejam sempre abençoados, e quem participar dessa bênção vai tirar nota 10 em todas as matérias”, animou Frei Gabriel Dellandrea, guardião do Convento.
O frade também reforçou o convite aos profissionais da educação e pediu que professores, colaboradores das escolas e todos aqueles que trabalham na educação levem algo que simbolize sua missão no trabalho para ser abençoado.
Olhar para o futuro com os pés no presente
Os franciscanos também acreditam que a educação é o caminho para a construção de cidadãos capazes de olhar criticamente para as diferentes realidades e situações presentes no mundo, nas cidades, nas comunidades, com o intuito de promover mudanças que possam favorecer o fortalecimento de uma sociedade mais justa e fraterna.
Olhar para a educação com afeto é também reconhecer a presença fundamental dos professores, profissionais responsáveis pela construção intelectual e humana de crianças e jovens cidadãos, que representam o futuro da sociedade e serão responsáveis pela preservação da nossa Casa Comum.
Por isso, o significado da bênção dos materiais e mochilas vai além dos objetos (cadernos, livros, canetas, lápis), embora estes também sejam importantes para a fixação dos conteúdos pedagógicos. Esse ato representa a fé dos frades da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil na capacidade da educação de transformar vidas e realidades, de modo que cada estudante seja uma semente do amanhã, peregrino da esperança.
Adriana Rabelo
Fontes: https://www.santuariofreigalvao.com/