Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Franciscanos seculares têm novo Ministro Geral

06/11/2014

Notícias

ministro

Assis (Itália) – O húngaro Tibor Kauser, 55 anos, foi eleito em primeiro escrutínio Ministro Geral da Ordem Franciscana Secular (CIOFS) para o período de 2014 a 2020 durante o Capítulo Geral que está em andamento na cidade de Assis. Tibor é o quarto Ministro Geral eleito, sucedendo Manuela Mattioli, Emanuela de Nunzio e Encarnación Del Pozo. O antigo serviço do novo Ministro Geral era de conselheiro da Presidência do CIOFS para a área de língua inglesa 1, que compreendia a América do Norte e a Europa Ocidental. A África do Sul fazia parte da área de língua inglesa 2, de responsabilidade de outro conselheiro.

tibor A venezuelana Maria Consuelo de Núñez, ou como é conhecida, Chelito Nuñes, foi eleita também em primeiro escrutínio Vice-Ministra.

O novo Conselho da Presidência do CIOFS (Conselho Internacional da OFS) ficou assim formado por áreas:

Conselheiro para a área Ásia-Europa 1: Ana Fruk (Croácia)
Conselheiro para a área Espanha/América Latina: Ana Maria Raffo (Peru)
Conselheiro para a área Europa 2 Inglês/Italiano: Attilio Galimberti (Itália)
Conselheiro para a área francesa: Michele Janian (Líbano)
Conselheiro para área portuguesa/espanhola da América do Sul: Silvia Diana (Argentina)
Conselheiro para área Norte-americana e África: Jenny Harrington (África do Sul)
Conselheiro para área inglesa da Ásia/Oceania: Augustine Young (Coréia)
Conselheiro para a Jufra: Andrea Odak (Bósnia)

A eleição foi presidida por Frei Nicholas Polichnowsky, Ministro Geral da Terceira Ordem Regular (TOR).

A Ordem Franciscana Secular (OFS), fundada por São Francisco de Assis, há mais de  800 anos é expressão do carisma franciscano nos diversos modos de vida leiga no mundo. Cada três anos, realiza um Capítulo Geral com representantes dos 5 continentes que animam a vida franciscana em 116 países.

Este ano, o Capítulo Geral está sendo realizado em Assis e vai até o dia 9 de novembro. Seu objetivo é examinar o que foi feito pela presidência do Conselho Internacional (CIOFS) em relação às conclusões do Capítulo Geral de 2011, celebrado no Brasil. Outros temas estão em debate como: Comunicação;  Juventude Franciscana (Jufra);  Presença no mundo e Fraternidades Emergentes.

Outro ponto do Capítulo é iniciar a reflexão  para 3 (três) anos de duração do novo mandato, sobre o tema “Como administrar uma Ordem mundial como a nossa”. O Capítulo, ainda, deverá examinar e decidir  os seguintes assuntos:  Vida de união com Deus em nosso ser secular;  A importância da Família para a OFS e a Jufra; e A vida em fraternidade, dom para o mundo e a Igreja.

Logo do Capítulo

Logo do Capítulo

No discurso de despedida como Ministra Geral, Encarnación del Pozo não quis deixar passar a oportunidade de citar os desafios da OFS nos próximos anos, especialmente no que diz respeito à vida dos franciscanos seculares. Em particular, manifestou a necessidade de um maior conhecimento da Regra, uma sobriedade e simplicidade de vida e um maior testemunho da própria comunidade. Tudo isto, sem esquecer o amor para com a Igreja, para a qual foram convidados a serem fiéis ao Santo Papa Francisco.

Segundo a Ministra geral Encarnación del Pozo, a presença dos franciscanos seculares compreende um total de 116 países, bem como a presença da Juventude Franciscana, atinge 71 países. No entanto, o número de membros, tanto na OFS e Juventude Franciscana tem diminuído especialmente na Europa Ocidental.

O novo Conselho da Presidência tomou posse de seu novo serviço em uma missa de ação de graças celebrada na Basílica Superior de São Francisco, presidida pelo Ministro Geral da TOR, Frei Nicholas Polichnowski, que também presidiu o Capítulo Eletivo da Fraternidade Internacional.