Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Fundação Frei Rogério é homenageada pelos 100 anos do Rádio no Brasil

22/09/2022

Notícias

Curitibanos (SC) – As emissoras da Fundação Frei Rogério, Movimento FM e Coroado FM, foram homenageadas pela Câmara de Vereadores de Curitibanos (SC) na segunda-feira (19), com uma moção de congratulações pela comemoração dos 100 anos do Rádio no Brasil e pelos excelentes serviços prestados ao município e região. A autora da matéria foi a vereadora Vilma Fontana Maciel, com apoio dos demais vereadores.

A história do rádio começa oficialmente em 7 de setembro de 1922, com a transmissão da fala do presidente da República Epitácio Pessoa, na comemoração do centenário da Independência do Brasil.

Ao longo dos anos, o Rádio prestou grande serviço na área social, na educação, na saúde, na indústria e comércio, no âmbito do esporte, no jornalismo, no entretenimento, na evangelização, dando voz e vez à sociedade.

Durante a sessão o vice-presidente da Fundação Frei Rogério, Frei Alan Leal, destacou a longa história de sucesso das emissoras. Os primeiros passos aconteceram em 1952, por iniciativa dos senhores Osni Schwartz e Orocimbo Caetano da Silva, que fundaram a Rádio Coroado. Mais tarde, a emissora ganhou novos rumos, quando Frei Edmundo Piechoczek, que era o pároco da Paróquia Imaculada Conceição, acreditou no potencial formativo da Rádio e fez a aquisição. Para fins legais, a Coroado foi repassada para a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, com sede em São Paulo (SP), de quem são membros os frades que atuam em Curitibanos. Em 1985 foi transformada em Fundação Frei Rogério. No ano de 1990 mais uma grande conquista, nascia no mês de junho a Rádio Movimento FM, ecoando por toda grande região.

Passados 100 anos, o rádio continua sendo hoje o veículo de maior alcance em todo o território brasileiro, atingindo as regiões mais remotas do país e as mais diferentes classes sociais. Pesquisas indicam que mais de 80% da população ouvem rádio. Além disso, é quem tem os maiores índices de credibilidade junto à população.

As inovações tecnológicas que vêm ocorrendo ao longo da história tem um papel fundamental nas formas de fazer e ouvir rádio. Hoje, a digitalização abre novas dimensões ao rádio em versatilidade, alcance, portabilidade e qualidade técnica das transmissões.

Segundo o gestor Fundação Frei Rogério, Frei Neuri Francisco Reinisch, as rádios Movimento FM e Coroado FM estão evoluindo e se reinventando diariamente, na sobriedade de suas instalações, na modernidade tecnológica de seus equipamentos e na dedicação de seus profissionais, mostrando um complexo de comunicação sólido, competente e competitivo.


Claiton Bohnenberger