Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Marx é nomeado para “Grupo de Trabalho” de proteção do Aquífero Guarani e ‘Gran Chaco’

07/10/2022

Notícias

O coordenador da Frente da Solidariedade para com os Empobrecidos e animador provincial do Serviço de Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC), Frei Marx Rodrigues dos Reis, foi nomeado como assessor do “Grupo de Trabalho Formação de Rede – Aquífero Guarani e Gran Chaco”, instituído pelo presidente da Comissão Especial para Ecologia Integral e Mineração – CEEM, com plena anuência da Presidência da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no exercício de suas atribuições estatutárias e regimentais, que tem o objetivo de encontrar saídas para ia defesa e proteção das águas de acordo com as orientações da ecologia integral. O Grupo de Trabalho foi criado a partir das discussões e necessidades da Comissão Especial para a Ecologia Integral e de Mineração da CNBB, e tem o objetivo de levar essa discussão específica das águas, dos aquíferos e dos povos que sofrem a partir dos impactos e ações que devastam a natureza e as águas.

Serão membros deste GT, Dom Reginaldo Andrietta, Dom João Aparecido Bergamasco e Dom Guilherme Werlang.

Serão assessores deste GT, Professor Cláudio Di Mauro (UFU), Frei Rodrigo de Castro Amédée Péret ofm (CEEM / SINFRAJUPE), Pe. Aloir Pacini sj (CIMI), Ir. Lucia Gianesini icf (CIMI), Isolete Wichinieski (CPT), Frei Marx Reis ofm (SEFRAS), Roberto Malvezzi (CEEM). O GT terá como Coordenador o Dom Reginaldo Andrietta e Vice-Coordenador Frei Rodrigo de Castro Amédée Péret ofm.

“Na verdade nós estamos começando a discutir essa questão da preservação dos aquíferos no Brasil, quantos aquíferos nós temos no Brasil, qual o futuro deles? Mais do que isso, qual é o futuro dos povos que vivem dos aquíferos? Qual o futuro da agricultura, com todo o desperdício das águas, com as poluições que vão lá em baixo. Todos os anos, milhões de toneladas de veneno são jogados nas lavouras. Se leva 200 anos para esse veneno chegar lá em baixo, nossa geração pode ser acusada de não deixar água potável para as futuras gerações. São essas discussões que estamos fazendo”, explicou Dom Guilherme Werlang, bispo da Diocese de Lages.

CONHEÇA MAIS

O Aquífero Guarani é uma reserva subterrânea de água doce localizada em países da América do Sul, abrangendo áreas de Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Ele é uma das principais reservas de água doce do mundo. Tem como característica a presença de grande disponibilidade hídrica mediante a entrada de água no sistema subterrâneo.

O Gran Chaco é o maior e mais biodiverso sistema florestal contínuo da América do Sul depois da Amazônia. Sua destruição tem sido particularmente brutal na Argentina, onde perdeu mais de 8 milhões de hectares nas últimas três décadas, e no Paraguai, onde grandes áreas foram desmatadas para a pecuária. A Bolívia, entretanto, tem mais áreas protegidas, embora os dramáticos incêndios florestais dos últimos anos demonstrem sua fragilidade.