Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Luiz Henrique: “Olhar, transfigurar e vigiar”

24/02/2013

Notícias

Moacir Beggo

São Paulo (SP) – Um dos conventos mais antigos do Brasil, o Convento São Francisco, no centro de São Paulo, que também é Santuário e Paróquia, viu neste domingo (24/2) a posse de um novo pároco: Frei Luiz Henrique de Aquino. Diante do Vigário Episcopal da Região Sé, Dom Tarcísio Scaramussa, do Definidor da Província, Frei Mário Tagliari, de seus confrades, religiosos (as), aspirantes, amigos e da comunidade paroquial, Frei Luiz Henrique fez a profissão de fé e o juramento de fidelidade à Igreja para exercer o novo serviço que lhe foi confiado.

Frei Agostinho Piccolo, da Fraternidade São Francisco de Bragança Paulista, leu o decreto da Cúria Metropolitana que deu posse ao novo pároco e, em seguida, Frei Luiz Henrique fez a profissão de fé como pede a Constituição da Igreja, segundo a fórmula aprovada pela Sé Apostólica.

Na sua homilia, Dom Tarcísio lembrou que a profissão de fé é a base do ministério que deve confirmar e animar os irmãos e irmãs na fé e conduzi-los na comunhão da Igreja. “A profissão de fé é uma declaração de comunhão com Deus. Nós, cidadãos do céu, temos essa consciência de que Deus está em nossa vida, de que Ele é Pai, Filho e Espírito Santo, de que Ele é amor, de que Ele nos acompanha e nos conduz. Então, nós fazemos a profissão de fé como uma oração, na qual nós entramos em comunhão com Deus e com o seu projeto de vida, que nos dá aquela coragem de descer da montanha, de sair da contemplação, como quando Jesus diz aos apóstolos: ‘Vamos descer da montanha e continuar a nossa missão'”, disse D. Tarcísio, citando a liturgia do 2º domingo da Quaresma e o Evangelho da Transfiguração.

D. Tarcísio agradeceu a Frei Salésio Hillesheim, que esteve à frente da Paróquia nos últimos anos, e enfatizou que essa visão da transfiguração foi um consolo e um fortalecimento na fé dos discípulos e também é nossa. “Estamos em Deus e nada devemos temer”, acrescentou.

D. Tarcísio lembrou que, um pouco antes, às 8 horas, o Papa Bento XVI fez a última oração do Angelus no seu Pontificado. Segundo o Papa, neste momento de sua vida, “o Senhor me chama a subir ao monte, a dedicar-me ainda mais à oração e à meditação. Mas isso não significa abandonar a Igreja, ao contrário, se Deus me pede isso é para que eu possa continuar a servi-la do mesmo modo dedicado com que o fiz até agora, mas de acordo com a minha idade e as minhas forças”. Segundo D. Tarcísio, sem oração corremos o risco de cair num ativismo.

Na sequência, Frei Luiz recebeu das mãos de lideranças paroquiais alguns símbolos: as chaves da igreja e do Sacrário, como sinal de responsabilidade com a comunidade e sua vida de oração e serviço. Neste momento, Frei Luiz se ajoelhou diante do Sacrário e rezou como São Francisco: “Nós vos adoramos, Santíssimo Senhor Jesus Cristo…”. Depois, ele recebeu os símbolos do rito batismal, para cuidar que a vida divina cresça e se desenvolva sempre mais no coração dos fiéis; uma estola roxa, que simboliza o sacramento da reconciliação; o Plano Pastoral da Arquidiocese de São Paulo, para testemunhar Jesus Cristo na comunidade. Então, com as mãos sobre o Evangelho, Frei Luiz Henrique fez o juramento de fidelidade.

Agradecimentos

Frei Mário Tagliari deu as boas vindas ao novo pároco e agradeceu D. Tarcísio em nome da Fraternidade Provincial e de seu ministro, Frei Fidêncio Vanboemmel, pela presença e carinho. Frei Mário agradeceu o carinho do povo e lembrou que os frades estão presentes no Convento desde 1647.

Nas suas palavras de agradecimento, Frei Luiz Henrique de Aquino confessou que assumia como pároco o Convento e Paróquia São Francisco, no Centro de São Paulo, mesclando sentimentos de alegria e temor: “Alegria pela confiança em mim depositada e pela certeza de servir a Deus e a esta Comunidade Paroquial. Temor diante de perguntas: Como será a caminhada? O que encontrarei? Saberei atender às exigências e necessidades dos fiéis? Saberei transmitir o ‘precioso legado’ que me persuade a ser cristão e frade menor?”

Mas, lembrando a mensagem da transfiguração, disse: “Devemos, a cada dia, fugir ao torpor do sono para que consigamos ver o rosto de Deus e descobrir que Jesus é o ‘Escolhido ao qual devemos ouvir atentamente’.  Nosso Pai São Francisco deu-nos a lição: transformou o sonho de ver a Face de Deus em bênção copiosa: ‘O Senhor te mostre a sua Face…’ E o fez com oração, sacrifício e trabalho, mostrando aos homens que eles estão destinados a ser ‘cidadãos do céu’. É bem isso – olhar, transfigurar e vigiar – que me tranquiliza e anima a tomar posse desta Paróquia”, completou.