Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Estêvão prega retiro para frades da Providência de Deus

21/05/2018

Notícias

prof_210518_3

O guardião da Fraternidade Antonianum de Roma, Frei Estêvão Ottenbreit, é o pregador do retiro que prepara para a profissão solene onze frades franciscanos da Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, uma entidade filantrópica cristã sem fins lucrativos dedicada a acolher, cuidar e servir àqueles que mais necessitam.

Coordenados por Frei Tarcísio, os onze professandos – Frei Carlos, Frei Jacó, Frei Isaac, Frei Eliseu, Frei Jerônimo, Frei Roberto, Frei Mariano, Frei Matias, Frei Ricardo, Frei Cirilo e Frei Bonifácio – viajaram para Roma no último dia 19 e ficarão em preparação até o dia 6 de junho. “Ficaremos uma semana em Roma, outra em Assis e, no fim, visitaremos San Giovanni Rotondo (P. Pio) e o hospital fundado por ele para atender aos pobres”, explicou Frei Estêvão.

usf_210518 A Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus tem sede em Jaci (SP), mas está presente também em Goiás, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro e São Paulo. O trabalho da Associação engloba a gestão hospitais gerais e específicos (para portadores de multideficiências e idosos em fase terminal); serviços de saúde como Ambulatórios Médicos de Especialidades, Pronto Socorro, Farmácia de Alto Custo, entre outros;  albergue, casa abrigo para doentes em tratamento de saúde, restaurante popular; comunidades terapêuticas de recuperação; ambulatório para diagnóstico e tratamento de álcool e drogas e projetos educacionais ‘Semeando o Futuro’, que tem como objetivo prevenir o uso de drogas pelas crianças e adolescentes. Além disso, mantém uma missão em Porto Príncipe, Haiti, que desenvolve atendimentos de saúde, educação e nutrição. A Associação administra dois hospitais desta Província Franciscana da Imaculada Conceição: O Hospital da Universidade São Francisco de Assis (HUSF) em Bragança Paulista e o Hospital da Venerável Ordem Terceira no Rio de Janeiro.

Fundada por Frei Francisco – Padre Nélio Joel Angeli Belotti, a primeira obra da entidade foi a comunidade terapêutica para dependentes químicos Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, inaugurada no dia 4 de outubro de 1985, em Jaci, SP. O atendimento começou com apenas sete pacientes e uma equipe formada por voluntários. Em 30 anos, mais de 40 mil dependentes químicos foram atendidos nos ambulatórios espalhados pelo Estado de São Paulo. A maioria deles conseguiu se libertar do vício e se recolocar no convívio social.

O carisma da Associação é “repetir o abraço de São Francisco de Assis no irmão leproso de hoje”.

prof_210518_2