Fraternidades celebram São Francisco de Assis
03/10/2024
“Bem-aventurados os puros de coração, porque eles verão a Deus (Mt 5,8). São verdadeiramente puros de coração os que desprezam as coisas terrenas, buscam as celestes e nunca desistem de adorar e de procurar o Deus vivo e verdadeiro com o coração e a mente puros” (XVI – A Pureza de Coração – Escritos de São Francisco).
Seguindo os caminhos de São Francisco de Assis, com os pés no chão e o coração voltado aos ensinamentos de Jesus Cristo, a Família Franciscana em todo o mundo festeja, neste dia 04 de outubro, o Santo Seráfico.
Na Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, as celebrações em louvor ao santo estão envolvendo as comunidades e fraternidades, sendo este ano ainda mais especial pelo 8º Centenário dos Estigmas, que, no dia 17 de setembro, motivou profundas reflexões sobre a caminhada de santidade de São Francisco de Assis.
Celebrar o santo com fé e devoção é para o povo uma oportunidade de relembrar sua história e trazer para a realidade atual seus exemplos de obediência no seguimento de Jesus Cristo.
Tocado por Deus, São Francisco foi ao encontro dos pobres, dos doentes e dos necessitados, transmitindo-lhes o amor divino. O encontro com o Crucificado levou Francisco a buscar os crucificados da história.
Após as novenas, tríduos, encenações, atos de caridade, solidariedade e outras ações praticadas nas comunidades, a sexta-feira (04/10) será marcada por celebrações Eucarísticas, festejos, bênçãos dos animais e momentos de reflexão sobre a importância da presença viva de São Francisco no mundo atual, castigado pela fome, pela depredação da natureza e pelas humilhações de tantos irmãos e irmãs que sofrem com as injustiças da sociedade, com as drogas e com as guerras.
Um pouco da história, carisma e espiritualidade
Filho de Pedro e Dona Pica Bernardone, Francisco nasceu entre 1181 e 1182, na cidade de Assis, Itália. Em 1206, após ouvir um chamado divino, renunciou aos bens materiais e dedicou sua vida à pobreza, à pregação e ao cuidado dos pobres e doentes. Em 1209, fundou a Ordem dos Franciscanos, que se destacou pela vivência do Santo Evangelho, sob os conselhos evangélicos de Pobreza, Obediência e Castidade.
Francisco tinha uma profunda conexão com a natureza, considerando todos os seres como irmãos e irmãs. Ele é conhecido por sua famosa oração e pelo “Cântico das Criaturas”, que celebra a beleza da criação.
No ano de 1224, após uma experiência mística no Monte Alverne, o santo de Assis recebeu os sinais da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo em seu próprio corpo. Em 2024, celebram-se 800 anos desses sinais sagrados no poverello.
Quando Francisco encontrou-se com o Evangelho, este lhe soou como uma revelação e um convite: a exemplo de Jesus Cristo, tornar-se pequeno, menor, despojado de poder e riqueza e ir pelo mundo anunciando o Reino de Deus e a conversão. Francisco e Clara desencadearam um movimento evangélico-penitencial que, em grande parte, correspondia aos anseios do tempo.
São Francisco faleceu em 1226 e foi canonizado em 1228. Sua vida continua a inspirar milhões de pessoas ao redor do mundo.
Confira as atividades das comunidades franciscanas:
Adriana Rabelo