Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Fraternidade Santo Antônio participa da Semana Nacional da Família

14/08/2015

Notícias

semana-familia-820

A Pastoral Familiar da Catedral de Santo Antônio, Diocese de Duque de Caxias (RJ), e a Fraternidade Santo Antônio da Ordem Franciscana Secular (OFS), estão promovendo, durante esta semana, a Semana Nacional da Família 2012. O casal Cláudio Santos e Aline Milani, franciscanos seculares, desenvolveram o tema “Homem e Mulher construindo um matrimônio santo” e apresentaram o modelo de vida dos beatos Luquesio e Buanadona, considerados pela tradição como o primeiro casal franciscano secular.

A OFS surgiu no decorrer do ano 1221. São Francisco foi levado a fundá-la pelos insistentes pedidos dos fiéis casados que desejavam, a exemplo dos frades e clarissas, viver o Evangelho na forma revelada por ele. Pela força do seu exemplo de desprendimento aos bens materiais e de assistência aos pobres, o casal converteu a maior parte da população da cidade italiana de Poggibonzi. O Papa Inocêncio XII, em 1694, beatificou os dois.

semana-familia-02A Semana Nacional da Família é promovida pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF). A Semana acontece desde 1992, desde 1992, sempre na segunda semana de agosto, mês dedicado às vocações, tendo início com o ‘Dia dos Pais’ e o seu encerramento no domingo, dia em que a Igreja no país dedica à vocação matrimonial.

No domingo Dia dos Pais (9) –  a Catedral Santo Antônio fez a abertura local da Semana Nacional da Família promoveram momentos de encontro e celebração, com a preocupação de promover o valor único e próprio da família. A cerimônia de abertura contou ainda com a participação da Iniciação Cristã de Crianças e da Fraternidade ‘Mensageiros de São Francisco’, vinculada à Juventude Franciscana (JUFRA).

A Semana visa promover, fortalecer e evangelizar a família, a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária e profética, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida, rumo ao Reino definitivo.

Breve história da Ordem Franciscana Secular

A Ordem dos Frades Menores (OFM) nasceu em 1210, e a Ordem de Santa Clara (as Clarissas), em 1212. Foi também nessa época que nasceu a Ordem Franciscana Secular (OFS), tendo como ideal viver o Evangelho em todos os lugares onde se encontravam. Homens e mulheres, casados e solteiros, em meio às famílias, buscando viver o mesmo ideal que tanto atraiu Francisco de Assis. A Ordem foi aprovada pelo Papa Honório III em 1221. Luquésio e Buonadona são considerados os primeiros franciscanos seculares pois, segundo a tradição, esse foi o primeiro casal que São Francisco aceitou na Ordem Secular daquele tempo.
Hoje, mais do que nunca, os Franciscanos Seculares sentem-se comprometidos a viver o Evangelho cada dia e em toda circunstância, segundo a própria vocação e os dons recebidos. A OFS apresenta-se como uma experiência de vida cristã, partilhada por mulheres e homens sem discriminação, sendo hoje um verdadeiro exército franciscano de Deus espalhado por todo o mundo.
“A Ordem Franciscana Secular é a mais antiga forma de organização de Leigos que, guiados pela Igreja, unidos em fraternidade e inspirando-se no ideal de São Francisco de Assis, se empenham em testemunhar com a vida o Evangelho de Jesus Cristo e se dedicam ao apostolado no estado laical”. (beato João Paulo II)
Na Diocese de Duque de Caxias temos fraternidades na Igreja Matriz de São João Batista (São João de Meriti), na Catedral de Santo Antônio (Duque de Caxias) e na Comunidade Católica de Sant’Ana (Jardim Primavera/Duque de Caxias), que reúnem irmãos e irmãs que buscam seguir o Santo Evangelho tendo como modelo e fonte de inspiração, São Francisco de Assis.
A Fraternidade Santo Antônio existe há 54 anos e se reúne, mensalmente, na Catedral de Santo Antônio de Duque de Caxias, todo 4º domingo do mês, após a Santa Missa das 7h00, no prédio anexo, sala 208. A Catedral de Santo Antônio fica localizada na Avenida Leonel de Moura Brizola, 1861, Centro, Duque de Caxias.
Informações pelo telefone (21) 3352-9900 ou pelo correio eletrônico ofs.santoantonio@gmail.com

A fim de auxiliar as atividades de oração e reflexão, a Comissão para a Vida e a Família e a CNPF elaboraram um subsídio intitulado ‘Hora da Família’, que propõe sete encontros voltados às famílias, jovens, crianças, casais de namorados e noivos. Trata-se de um subsídio que abrange todos os aspectos da vida familiar, especialmente aqueles que são mais desafiadores.

semana-familia-01

A  edição 2015 do ‘Hora da Família’ está em plena sintonia  com o tema do Encontro Mundial das Famílias, que acontecerá de 22 a 27 de setembro deste ano, na Filadélfia, nos Estados  Unidos, contando com a presença do Papa Francisco. A reflexão é desenvolvida em sete roteiros de encontros com a finalidade de oferecer material de apoio para os grupos de famílias e os temas deste ano aprofundam o aspecto do amor, que é a primeira missão da família, além de  introduzir a reflexão, meditação, celebração e ação das famílias, e em favor das famílias.

A Diocese de Duque de Caxias está se preparando para acolher o Congresso da Pastoral Familiar, do Regional Leste 1, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), de 13 a 15 de novembro, e terá como tema “A vocação e a missão da família na Igreja, no mundo contemporâneo e o lema: “Fui eu que vos escolhi e vos designei, para dardes fruto e para que o vosso fruto permaneça” (Jo 15,16). Todas as pessoas que se dedicam à Pastoral Familiar no Regional Leste 1 estão convidadas para esse singular momento de união e reflexão acerca do trabalho em favor das famílias realizado pela pastoral.

O tema do congresso repete o tema da XIV Assembléia do Sínodo dos Bispos convocado pelo Papa Francisco, de 4 a 25 de outubro, em Roma, reforçando a sintonia com os esforços e preocupações da Igreja em debater o tema família no mundo contemporâneo.

O encerramento da Semana da Família na Diocese de Duque de Caxias será realizado no próximo domingo, dia 16 de agosto, às 9h30, na Catedral de Santo Antônio, com a Santa Missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Tarcísio Nascentes dos Santos.