Fraternidade Santo Antônio participa da Semana Nacional da Família
14/08/2015
A Pastoral Familiar da Catedral de Santo Antônio, Diocese de Duque de Caxias (RJ), e a Fraternidade Santo Antônio da Ordem Franciscana Secular (OFS), estão promovendo, durante esta semana, a Semana Nacional da Família 2012. O casal Cláudio Santos e Aline Milani, franciscanos seculares, desenvolveram o tema “Homem e Mulher construindo um matrimônio santo” e apresentaram o modelo de vida dos beatos Luquesio e Buanadona, considerados pela tradição como o primeiro casal franciscano secular.
A OFS surgiu no decorrer do ano 1221. São Francisco foi levado a fundá-la pelos insistentes pedidos dos fiéis casados que desejavam, a exemplo dos frades e clarissas, viver o Evangelho na forma revelada por ele. Pela força do seu exemplo de desprendimento aos bens materiais e de assistência aos pobres, o casal converteu a maior parte da população da cidade italiana de Poggibonzi. O Papa Inocêncio XII, em 1694, beatificou os dois.
A Semana Nacional da Família é promovida pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF). A Semana acontece desde 1992, desde 1992, sempre na segunda semana de agosto, mês dedicado às vocações, tendo início com o ‘Dia dos Pais’ e o seu encerramento no domingo, dia em que a Igreja no país dedica à vocação matrimonial.
No domingo Dia dos Pais (9) – a Catedral Santo Antônio fez a abertura local da Semana Nacional da Família promoveram momentos de encontro e celebração, com a preocupação de promover o valor único e próprio da família. A cerimônia de abertura contou ainda com a participação da Iniciação Cristã de Crianças e da Fraternidade ‘Mensageiros de São Francisco’, vinculada à Juventude Franciscana (JUFRA).
A Semana visa promover, fortalecer e evangelizar a família, a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária e profética, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida, rumo ao Reino definitivo.
Breve história da Ordem Franciscana Secular A Ordem dos Frades Menores (OFM) nasceu em 1210, e a Ordem de Santa Clara (as Clarissas), em 1212. Foi também nessa época que nasceu a Ordem Franciscana Secular (OFS), tendo como ideal viver o Evangelho em todos os lugares onde se encontravam. Homens e mulheres, casados e solteiros, em meio às famílias, buscando viver o mesmo ideal que tanto atraiu Francisco de Assis. A Ordem foi aprovada pelo Papa Honório III em 1221. Luquésio e Buonadona são considerados os primeiros franciscanos seculares pois, segundo a tradição, esse foi o primeiro casal que São Francisco aceitou na Ordem Secular daquele tempo. |
A fim de auxiliar as atividades de oração e reflexão, a Comissão para a Vida e a Família e a CNPF elaboraram um subsídio intitulado ‘Hora da Família’, que propõe sete encontros voltados às famílias, jovens, crianças, casais de namorados e noivos. Trata-se de um subsídio que abrange todos os aspectos da vida familiar, especialmente aqueles que são mais desafiadores.
A edição 2015 do ‘Hora da Família’ está em plena sintonia com o tema do Encontro Mundial das Famílias, que acontecerá de 22 a 27 de setembro deste ano, na Filadélfia, nos Estados Unidos, contando com a presença do Papa Francisco. A reflexão é desenvolvida em sete roteiros de encontros com a finalidade de oferecer material de apoio para os grupos de famílias e os temas deste ano aprofundam o aspecto do amor, que é a primeira missão da família, além de introduzir a reflexão, meditação, celebração e ação das famílias, e em favor das famílias.
A Diocese de Duque de Caxias está se preparando para acolher o Congresso da Pastoral Familiar, do Regional Leste 1, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), de 13 a 15 de novembro, e terá como tema “A vocação e a missão da família na Igreja, no mundo contemporâneo e o lema: “Fui eu que vos escolhi e vos designei, para dardes fruto e para que o vosso fruto permaneça” (Jo 15,16). Todas as pessoas que se dedicam à Pastoral Familiar no Regional Leste 1 estão convidadas para esse singular momento de união e reflexão acerca do trabalho em favor das famílias realizado pela pastoral.
O tema do congresso repete o tema da XIV Assembléia do Sínodo dos Bispos convocado pelo Papa Francisco, de 4 a 25 de outubro, em Roma, reforçando a sintonia com os esforços e preocupações da Igreja em debater o tema família no mundo contemporâneo.
O encerramento da Semana da Família na Diocese de Duque de Caxias será realizado no próximo domingo, dia 16 de agosto, às 9h30, na Catedral de Santo Antônio, com a Santa Missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Tarcísio Nascentes dos Santos.