Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Fraternidade do Largo da Carioca promove bazar em prol das Missões

21/11/2012

Notícias

Por Kátia Sodré, especial para este site

A Fraternidade Santo Antônio do Largo do Rio (RJ) realizou com grande sucesso em duas terças-feiras do mês de novembro o Bazar de Santa Isabel da Hungria, no túnel de acesso ao Convento Santo Antônio. Além de resgatar a memória de Santa Isabel da Hungria e divulgar sua devoção, o bazar também teve como objetivo promover uma campanha em prol do trabalho missionário da Ordem dos Frades Menores no continente africano.

Durante o bazar a Fraternidade Santo Antônio realizou um trabalho de animação vocacional para a divulgação do carisma franciscano secular com a distribuição de folhetos e da Revista Paz e Bem, órgão informativo da Ordem Franciscana Secular do Brasil (OFS).

O bazar recebeu o apoio do assistente da fraternidade, Frei Vitório Mazzuco, e dos frades responsáveis pela portaria do convento que destacaram a importância de se divulgar o trabalho missionário e o carisma franciscano. O objetivo do bazar foi alcançado, pois conseguiu reunir irmãos de outras fraternidades do Regional Sudeste II da OFS, e de visitantes do santuário que ajudaram aos irmãos da Fraternidade Santo Antônio a carregar o material utilizado no bazar.

Muitos foram os visitantes que se interessaram pelos produtos artesanais expostos e aprovaram a iniciativa no local comprando artigos religiosos para os grupos e pastorais de paróquias e comunidades católicas da Cidade do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense.

O bazar apurou R$ 1.080,00 que foram doados às Missões Franciscanas. Para atender a essa finalidade, o Óbulo de Santa Isabel de Hungria também foi recebido na celebração dedicada à padroeira da Ordem Franciscana Secular, no último dia 17 de novembro, presidida pelo guardião do Convento Santo Antônio, frei Ivo Muller, OFM.

Em sua homilia, Frei Ivo Müller destacou o amor de Santa Isabel pelo Cristo crucificado e a sua vida de caridade para com os órfãos, pobres e doentes.  Além dos irmãos da fraternidade, a celebração contou com a presença.

A celebração contou com a presença dos irmãos da Fraternidade de Santo Antônio do Largo da Carioca, e com as visitas do ministro da Fraternidade Nossa Senhora da Paz de Ipanema, Antônio Alves, da ministra Valéria Pinheiro, da Fraternidade de São Francisco da Penitência, e da ministra da Fraternidade do Apóstolo São Pedro, Paulina de Souza.

No final da celebração, frei Ivo Müller abençoou as rosas e os pães que foram distribuídos aos presentes numa alusão ao milagre das rosas realizado por Deus por intermédio de Santa Isabel que carregava em segredo em seu avental mantimentos os quais doaria aos pobres que acorriam à porta de seu castelo.

O marido desconfiado de sua esposa devido às intrigas de parentes foi averiguar o que a esposa carregava no avental para fora do castelo. Ao abrir o avental lindas rosas caíram pelo chão em pleno inverno.

A Fraternidade Santo Antônio do Largo da Carioca agradece a todos pelo apoio e roga a Deus para que o exemplo de Santa Isabel de Hungria nos conduza a vivência da fraternidade e da caridade junto aos mais pobres e excluídos que em vida ela tanto amou e socorreu em suas necessidades.