Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Fraternidade das Chagas de São Francisco celebra chegada de novos irmãos

21/01/2020

Notícias

O ano de 2020 chegou com grande vigor na Fraternidade das Chagas do Seráfico Pai São Francisco, São Paulo, vinculada à Ordem Franciscana Secular do Brasil (OFS). Na manhã do último domingo (19), na abertura dos trabalhos deste ano, Frei Fidêncio Vamboemmel, OFM, assistente da fraternidade, presidiu a Celebração Eucarística no Convento de São Francisco, que marcou o ingresso de três novos irmãos na etapa de iniciação e de uma irmã na etapa de formação.

Os pedidos de ingresso no período de iniciação dos irmãos Adunquerque Mendes, José de Arimatéia e Sérgio Ivo; e da irmã Josefa Lúcia, no tempo de formação foram aceitos com grande alegria pela ministra local Maria Aparecida Crepaldi, pelo formador, George Cardoso, pelo assistente espiritual da fraternidade e por todos os irmãos presentes, que testemunharam o desejo dos ingressantes em viver e seguir o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo seguindo os passos de São Francisco de Assis no seu estado secular.

Nos ritos de iniciação de formação, os postulantes formulam seus pedidos de ingresso ou de permanência no tempo de formação, etapa que antecede a profissão definitiva na Ordem Franciscana Secular. A singeleza dos ritos emocionou a todos que testemunharam o firme propósito dos irmãos em seguir o itinerário vocacional franciscano de vida em fraternidade.

Em sua homilia, Frei Fidêncio destacou a importância de João Batista que deu testemunho de Jesus Cristo e exortou os irmãos franciscanos seculares a serem profetas no mundo de hoje, dando testemunho de Jesus Cristo e do seguimento de São Francisco e de Santa Clara de Assis.

No encerramento da celebração eucarística, Frei Fidêncio convidou a ministra local para juntos darem aos presentes a solene benção de São Francisco.

A fraternidade agradece e louva a Deus pelas vocações desses irmãos que são um verdadeiro presente dado pelo Senhor, como nos diz São Francisco. Pedimos a graça da perseverança de todos os irmãos que ingressaram nas etapas de iniciação e formação para o seguimento do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo na forma de vida inspirada por São Francisco de Assis.

Breve histórico da Ordem Franciscana Secular

A Ordem dos Frades Menores (OFM) nasceu em 1210, e a Ordem de Santa Clara (as Clarissas), em 1212. Foi também nessa época que nasceu a Ordem Franciscana Secular (OFS), tendo como ideal viver o Evangelho em todos os lugares e atividades. Eram homens e mulheres, casados e solteiros, em meio às famílias, buscando viver o mesmo ideal que tanto atraiu Francisco de Assis. A Ordem foi aprovada pelo Papa Honório III em 1221. Luquésio e Buonadona são considerados os primeiros franciscanos seculares e, segundo a tradição, o primeiro casal que São Francisco aceitou na Ordem Secular daquele tempo.

Hoje, mais do que nunca, os Franciscanos Seculares sentem-se comprometidos a viver o Evangelho cada dia e em toda circunstância, segundo a própria vocação e os dons recebidos. A OFS apresenta-se como uma experiência de vida cristã, partilhada por mulheres e homens sem discriminação, sendo hoje um verdadeiro exército franciscano de Deus espalhado por todo o mundo.

“A Ordem Franciscana Secular é a mais antiga forma de organização de Leigos que, guiados pela Igreja, unidos em fraternidade e inspirando-se no ideal de São Francisco de Assis, se empenham em testemunhar com a vida o Evangelho de Jesus Cristo e se dedicam ao apostolado no estado laical” – afirmou o papa São João Paulo II.