Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Fraternidade da OFS de Nilópolis ganha novos irmãos

25/10/2022

Notícias

 

A manhã do último domingo foi de grande alegria e emoção para os franciscanos seculares da Fraternidade Nossa Senhora Aparecida de Nilópolis, Baixada Fluminense (RJ). A Fraternidade local celebrou com entusiasmo a profissão solene, na Ordem Franciscana Secular (OFS), dos irmãos Antônio Carlos Amâncio da Conceição, Georgia Carla da Conceição de Assis, Maria Aparecida da Silva Oliveira, Maria de Fátima Alves de Melo e Victor Hugo Barbosa Lins, ocorrida durante a Santa Missa presidida pelo frei Carlos Alberto Guimarães, OFM.

A profissão contou ainda com a presença dos irmãos da Fraternidade Santo Antônio, de Duque de Caxias. No início da celebração, Frei Guimarães saudou a todos os franciscanos seculares presentes e, na sua homilia, explicou o sentido e a importância da profissão definitiva dos irmãos da Ordem Franciscana Secular e o compromisso que assumem diante de Deus e da Igreja para o seguimento do carisma franciscano na OFS.

Frei Guimarães ressaltou que, desde à época de São Francisco, o exemplo dos frades menores e das irmãs clarissas fizeram despertar em muitos leigos o desejo de viver o espírito de pobreza, obediência e castidade, sobretudo, no trato com os irmãos, na vida em fraternidade e no serviço a Igreja, levando com entusiasmo a Paz e o Bem ao mundo. Frei Guimarães destacou que todos os leigos que desejarem seguir com perfeição o Evangelho encontram na OFS um lugar para seguir o exemplo e o carisma deixados pelo Seráfico Pai São Francisco e por Santa Clara.

O rito da profissão foi conduzido pelo ministro da Fraternidade, Jefferson Eduardo Machado, e teve como testemunha a irmã Aline Milani, formadora da Fraternidade Santo Antônio de Duque de Caxias. A singeleza do rito de profissão e os símbolos da vocação franciscana ofertados aos irmãos emocionaram toda os fiéis presentes que, no final, aplaudiram calorosamente os recém professos.

Após a celebração da profissão solene, os irmãos se reuniram para festejar esse importante momento da vida em fraternidade, fortalecendo ainda mais os laços fraternos entre os irmãos e visitantes. 

Breve história da Ordem Franciscana Secular

A Ordem dos Frades Menores (OFM) nasceu em 1210, e a Ordem de Santa Clara (as Clarissas), em 1212. Foi também nessa época que nasceu a Ordem Franciscana Secular (OFS), tendo como ideal viver o Evangelho em todos os lugares onde se encontravam. Homens e mulheres, casados e solteiros, em meio às famílias, buscando viver o mesmo ideal que tanto atraiu Francisco de Assis. A Ordem foi aprovada pelo Papa Honório III em 1221. Luquésio e Buonadona são considerados os primeiros franciscanos seculares que, segundo a tradição, foi o primeiro casal que São Francisco aceitou na Ordem Secular daquele tempo.

Hoje, mais do que nunca, os Franciscanos Seculares sentem-se comprometidos a viver o Evangelho cada dia e em toda circunstância, segundo a própria vocação e os dons recebidos. A OFS apresenta-se como uma experiência de vida cristã, partilhada por mulheres e homens sem discriminação, sendo hoje um verdadeiro exército franciscano de Deus espalhado por todo o mundo.

“A Ordem Franciscana Secular é a mais antiga forma de organização de Leigos que, guiados pela Igreja, unidos em fraternidade e inspirando-se no ideal de São Francisco de Assis, se empenham em testemunhar com a vida o Evangelho de Jesus Cristo e se dedicam ao apostolado no estado laical”. (São João Paulo II).


Pela Fraternidade, Cláudio Santos, OFS