Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Franciscanos participam de curso sobre a Europa Medieval

27/09/2012

Notícias

A partir de 26 de setembro as noites de quarta-feira serão de formação. O Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no Estado do Rio de Janeiro (Sisejufe), através de sua Secretaria de Formação, e o Programa de Estudos Medievais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) estão promovendo o curso “A Europa na Idade Média e os fundamentos da civilização ocidental”.

O curso tem como objetivo principal discutir aspectos da sociedade medieval destacando como contribuíram para a formação da civilização ocidental. Apesar do dia chuvoso, muitos servidores filiados ao Sisejufe, sindicalistas, frades conventuais e irmãos da Ordem Franciscana Secular (OFS) estiveram presentes na aula inaugural ministrada pela professora Maria Valdiza. A professora atua na área de História Medieval, é graduada e mestreem História Comparadapela UFRJ (2007), e atualmente cursa o doutoradoem História Comparadana mesma instituição.

A aula inaugural contou ainda com a presença do ministro do Regional Sudeste II da OFS, Hélio Gouvea, e do frei Donil Alves da Silva Júnior, OFMConv., assistente espiritual da Fraternidade São Francisco de Assis, no Rio Comprido (RJ).

Na primeira aula os presentes puderam conhecer o processo de construção do conceito de Idade Média, sua delimitação espacial e cronológica, bem como as reminiscências medievais e a medievalidade que estão presentes em diferentes áreas do conhecimento humano. De forma didática, a professora Maria Valdiza apresentou locais e exemplos da história de Francisco e Clara de Assis, e realçou que os juízos de valor acerca da Idade Medieval são quase sempre associados a uma idéia pejorativa que considera o período como ‘idade das trevas’.

Segundo Valdiza, com os estudos realizados a partir da Escola dos Annales, a historiografia vem resgatando e construindo uma nova visão acerca da importância e das contribuições deixadas no campo das artes, arquitetura, literatura, música, tradições e nas relações sociais que marcaram profundamente não só as sociedades européias, mas as demais culturas e do mundo, inclusive a sociedade brasileira.

A próxima aula será realizada no próximo dia 03 de outubro, às 19:00 horas, e será ministrada pelo professor Paulo Duarte, que apresentará o seguinte tema: “Agostinho e Isidoro de Sevilha: os fundamentos do pensamento medieval ocidental”. A aula abordará a trajetória e produção literária de Agostinho e Isidoro; o diálogo entre a cultura clássica, o cristianismo e a sociedade medieval nascente e o pensamento medieval.

O professor Paulo Duarte possui graduação (2005) e mestrado (2009) pelo Programa de Pós-graduação em História Comparada pela mesma instituição, e ingressou no Doutorado em 2011. Possui experiência na área de História, com ênfase em História Antigae Medieval, atuando principalmente nos temas relacionados ao episcopado, produção intelectual, sermões e pregação, Páscoa e calendário litúrgico.

O curso “A Europa na Idade Média e os fundamentos da civilização ocidental” é gratuito e será ministrado sempre às quartas-feiras, às 19:00 horas, no período de 26 de setembro a 12 de dezembro de 2012. Maiores informações podem ser obtidas no Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no Estado do Rio de Janeiro: Avenida Presidente Vargas, 509, 11º andar, Centro, Rio de Janeiro. Tel. (21) 2215-2443.