Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Ano da Paz: Série de reportagens aborda o tema da Paz

03/06/2015

Notícias

ano-da-paz-600Com o objetivo de colaborar com a CNBB e também provocar a reflexão em torno do tema da paz, a Frente de Evangelização da Comunicação, da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, disponibiliza uma série de reportagens para rádio que aborda o Ano da Paz. A produção foi realizada pelas equipes de jornalismo das Rádios Celinauta, de Pato Branco, PR, e Coroado, de Curitibanos, SC. O material está disponível gratuitamente pelo site da Rede Católica de Rádio (RCR), no endereço rcr.org.br/podcasts.

Segundo o Coordenador da Frente de Evangelização da Comunicação, Frei Gustavo Medella, o engajamento dos franciscanos neste trabalho pela paz é uma herança que vem do próprio fundador da Ordem dos Frades Menores. “Além de pregar a paz por palavras e ações, São Francisco atuou como verdadeiro conciliador em diversas situações de conflito, promovendo a paz e a concórdia. Sendo assim, a fidelidade ao carisma nos compromete a investir nossas melhores forças em todo e qualquer esforço que tenha como objetivo construir a verdadeira paz”, explica Frei Gustavo.

Semanalmente, serão disponibilizadas quatro reportagens, que podem ser ouvidas, baixadas e utilizadas, integral ou parcialmente, em programações de rádio de toda natureza. Neste ano, a Frente de Evangelização da Comunicação também produziu uma série sobre a Campanha da Fraternidade, com o tema Igreja e Sociedade. A iniciativa rendeu bons frutos, totalizando a soma de mais de 3.000 downloads de emissoras e usuários em particular que acessaram o site da Rede Católica de Rádio.

Os entrevistados são professores universitários, pesquisadores, estudiosos, religiosos e especialistas e autoridades nos diferentes assuntos abordados. Confira os temas das reportagens:

O Ano da Paz e seus objetivos;
A Paz na Espiritualidade Franciscana;
A Paz como busca espiritual;
A Paz interior;

Paz e Justiça Social;
Paz e criminalidade;
Paz no trânsito;
Paz e cuidado com a natureza;

A Paz e os grandes conflitos mundiais;
Paz e democracia;
Paz e preconceito racial;
Paz e diversidade;

A Paz e o diálogo em família;
Educação pela paz;
Paz e tolerância religiosa;
Paz no ambiente de trabalho;

Paz e Direitos Humanos;
A corrupção como ameaça à Paz;
A Paz no contexto dos casamentos.