Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Franciscanos e franciscanas convidados a viver o Tempo da Criação 2022

02/09/2022

Notícias

Para entender melhor o Tempo da Criação 2022 e vivê-lo a partir de nossa fé e espiritualidade, tanto em nível pessoal quanto fraterno, são apresentadas cinco perguntas norteadoras com suas respectivas respostas e recursos.

O que é o Tempo da Criação?
“É um momento especial para todos os cristãos orarem e cuidarem juntos da nossa casa comum. Originalmente inspirado pelo Patriarcado Ecumênico de Constantinopla, este tempo é uma oportunidade para cultivar nossa ‘conversão ecológica’, uma conversão encorajada por São João Paulo II como resposta à ‘catástrofe ecológica’ anunciada por São Paulo VI já em 1970” ( Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação 2022).

Portanto, é um tempo que a Igreja, em diálogo ecumênico, oferece à humanidade a renovação da relação com o Criador e com sua criação por meio da oração, celebração, conversão e compromisso.

Quando começa e quando termina?
“O período ecumênico começa em 1º de setembro com o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação e termina em 4 de outubro com a festa de São Francisco” (Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação 2022) .

Como nasce o Tempo da Criação?
O Movimento Laudato Si’ afirma que “Em 1989, o Patriarca Ecumênico Dimitros I proclamou o dia 1º de setembro como o Dia de Oração pela Criação para os Ortodoxos.

Posteriormente, o Conselho Mundial de Igrejas (CMI) estendeu a celebração até 4 de outubro, dia de São Francisco de Assis. Por sua parte, em 2015, o Papa Francisco oficializou o Tempo da Criação para a Igreja Católica Romana.

A esse respeito, o Papa Francisco expressou em 2015: “O Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, que será celebrado anualmente, oferecerá a cada crente e comunidade uma oportunidade valiosa para renovar a adesão pessoal à própria vocação dos custódios da criação, dando graças a Deus pela maravilhosa obra que confiou aos nossos cuidados, invocando a sua ajuda para a proteção da criação e a sua misericórdia pelos pecados cometidos contra o mundo em que vivemos. A celebração da Jornada na mesma data da Igreja Ortodoxa será uma boa oportunidade para testemunhar nossa crescente comunhão com os irmãos ortodoxos’” (https://bit.ly/3TqVFFW).

Qual é o lema e símbolo para este ano?
O lema escolhido para o Tempo da Criação 2022 é “Escutar a voz da Criação”. O símbolo que o acompanha é o da sarça ardente com a citação bíblica de Ex 3,1-12 que se resume com a seguinte frase: “Ouvi o seu clamor… Conheço os seus sofrimentos… Venha, agora! Eu te enviarei… estarei com você.

Como aderir desta vez?
Para aderir ao Tempo da Criação 2022, é proposto um guia de celebração com uma vasta gama de recursos relacionados com a oração, vários projetos de sustentabilidade, promoção e advocacia, que pode ser encontrado neste links: 

https://franciscanos.org.br/banca/wp-content/uploads/2022/09/SOC-2022-Guia-de-Celebracao-final.pdf

https://franciscanos.org.br/banca/tempo-da-criacao-guia-de-celebracao-2022.html#gsc.tab=0