Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Franciscano é o primeiro bispo da Diocese de Xingu-Altamira

06/11/2019

Notícias

Cidade do Vaticano – O franciscano Dom João Muniz Alves, O.F.M., nasceu em 8 de janeiro de 1961 em Carema, no município de Santa Rita, arquidiocese de São Luís, no Maranhão. Completou os estudos de Filosofia e Teologia no Seminário Maior “Sagrado Coração de Jesus” em Teresina-PI. Em seguida, obteve a Licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Antonianum de Roma. Além disso, obteve a licenciatura e o doutorado em Teologia Moral pela Pontifícia Academia Alfonsiana de Roma. Fez a profissão solene na Ordem dos Frades Menores Franciscanos em 14 de janeiro de 1991 e foi ordenado sacerdote em 4 de setembro de 1993.

Em sua Ordem, ocupou os seguintes cargos: Vice-Mestre e depois Mestre de Postulantes em Bacabal-MA; Definidor da Vice-Província Franciscana “Nossa Senhora da Assunção” com sede em Bacabal-MA; Ministro provincial da Província Franciscana “Nossa Senhora da Assunção” com sede em Bacabal-MA; Guardião da Comunidade Franciscana em São Luís do Maranhão-MA. Na diocese de Bacabal, foi Vigário Paroquial de São José no Lago da Pedra-MA; Vigário Paroquial e depois Pároco de São Francisco das Chagas em Bacabal-MA; Membro do Conselho Presbiteral. Foi também Visitador geral da Província franciscana de Moçambique e Professor de Teologia Moral.  Em 23 de dezembro de 2015 foi nomeado Bispo Prelado do Xingu e recebeu a ordenação episcopal em 5 de março de 2016.

Dados estatísticos da Diocese do Xingu-Altamira
Superfície: 247.501 Km2
População: 361.981 habitantes
Católicos: 250.000
Paróquias: 10
Sacerdotes diocesanos: 15
Sacerdotes religiosos: 9
Seminaristas: 11
Professos religiosos: 7
Freiras: 37

Nova Prelazia de Xingu-Tucumã e novo Bispo
O Santo Padre criou a Prelazia de Xingu-Tucumã e nomeou primeiro Bispo Prelado desta nova Prelazia Territorial do Alto Xingu-Tucumã (Brasil) o Rev.do Padre Jesús María López Mauléon, O.A.R., até agora pároco da Arquidiocese de Fortaleza.
O Rev.do Padre Jesús María López Mauléon, O.A.R., nasceu a 5 de Março de 1955 em Mues, província de Navarra, na arquidiocese de Pamplona y Tudela (Espanha). Frequentou o curso de Filosofia no Seminário de São Nicolau de Tolentino em Fuenterrabia, Guipúzcoa, Espanha (1973-1975) e o de Teologia no Seminário Maior de Marcilla, Navarra (1976-1981). Depois, na Universidade Católica de Comillas, em Madrid, obteve o bacharelato em Teologia Pastoral (1986-1987) e a Licenciatura em Teologia Bíblica (2002). Fez sua profissão religiosa na Ordem dos Agostinianos Recoletos em 18 de outubro de 1980 e foi ordenado sacerdote em 18 de julho de 1981.

No decurso do seu ministério sacerdotal, ocupou os seguintes cargos: Vigário paroquial de “San Sebastián”, Chiclana de la Frontiera, Cádiz, Espanha (1982-1986); Vigário paroquial de “Santa Rita” em Madrid (1987-1991); Pároco em Sástago, Saragoça (1991-1994); Pároco de “Santa Maria del Águila ad Almería” (1994-1997); Professor titular do Instituto de Bacharelato em Lodosa, Navarra (1997-1999).

Em agosto de 1999, foi para o Brasil, onde ocupou os seguintes cargos: na diocese de Tianguá-CE foi vigário paroquial de “Nossa Senhora dos Prazeres” em Guaraciaba do Norte-CE e professor de teologia (1999-2001); na diocese de Cachoeiro do Itapemirim-ES foi vigário paroquial de “Nossa Senhora da Consolação” na sede diocesana; na diocese de Franca-SP foi pároco de Nossa Senhora Aparecida na sede da cidade e professor de Filosofia no Instituto Agostiniano (2003-2011); Vigário paroquial da Missão Agostiniana na Prelazia de Lábrea-AM e Professor de Teologia em Rio Branco-AC (2001); na Arquidiocese de Fortaleza-CE foi Vigário paroquial e Coordenador da equipe de sacerdotes da Área Pastoral da Barra do Ceará na Sé Metropolitana (2011-2012). Atualmente, exerce seu ministério em Fortaleza-CE como pároco de São Pedro e Vigário Episcopal da Região Nossa Senhora da Assunção.

Dados estatísticos da Prelazia territorial do Alto Xingu-Tucumã
Superfície: 128.291 Km2
População: 238.424 habitantes
Católicos: 130.000
Paróquias: 5
Sacerdotes diocesanos: 1
Sacerdotes religiosos: 9
Freiras: 5


Reestruturação da Província Eclesiástica de Belém do Pará

O Santo Padre reestruturou a Província Eclesiástica de Belém do Pará (Brasil), suprimindo a prelazia territorial do Xingu e, do seu inteiro território ao qual foi inserido um município da diocese de Marabá, erigiu duas novas circunscrições eclesiásticas: a diocese de Xingu-Altamira e a prelazia territorial do Alto Xingu-Tucumã.

Ao mesmo tempo, o Papa criou a Província Eclesiástica de Santarém (Brasil), elevando a Igreja Metropolitana a sede episcopal de Santarém e atribuindo-lhe como sufragâneas: a diocese de Óbidos, do bispo franciscano Dom Bernardo Johannes Bahklmann, a prelazia territorial de Itaituba e as novas circunscrições de Xingu-Altamira e Alto Xingu-Tucumã.

A Província Eclesiástica de Belém do Pará (Brasil) conserva como sufragâneas as dioceses de Macapá, Castanhal, Bragança do Pará, Ponta de Pedras, Marabá, Abaetetuba, Cametá e a prelazia territorial de Marajó, do franciscano Dom Evaristo Spengler .

Nomeação do novo Arcebispo de Santarém
Dom Irineu Roman, C.S.I., nasceu em 10 de agosto de 1958 em Vista Alegre do Prata, diocese de Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul. Estudou filosofia na Faculdade “Imaculada Conceição” em Viamão-RS e na Universidade de Caxias do Sul-RS, e teologia no Instituto Teológico do Norte do Paraná em Londrina-PR e na Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre-RS.

Fez a profissão religiosa em 2 de janeiro de 1988 na Congregação de São José (Josefinos de Murialdo) e foi ordenado sacerdote em 1º de janeiro de 1990.

Durante o seu ministério sacerdotal, ocupou os seguintes cargos: Professor, Ecônomo e Formador do Seminário Josefino da Fazenda Souza-RS; Professor e Formador do Colégio Murialdo da Ana Rech-RS; Vigário da Paróquia da Fazenda Souza-RS, da Ana Rech-RS e da Planaltina-DF; Pároco de Santa Edwiges em Belém-PA na Arquidiocese de Belém do Pará, onde também foi Membro do Conselho Presbiteral e Vigário Episcopal.

Em 8 de janeiro de 2014, foi nomeado Bispo titular de Sertei e Auxiliar de Belém do Pará, e recebeu a ordenação episcopal no dia 19 de março seguinte.

Na Conferência Episcopal Brasileira é responsável pela Pastoral do Turismo Religioso e Secretário da Regional Norte 2, que inclui as circunscrições eclesiásticas do Estado do Pará.