Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Franciscano é nomeado Arcebispo de Vitória

07/11/2018

Notícias

dario_071118 2Dom Frei Dario Campos, OFM; é o novo Arcebispo da Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo. Ele foi nomeado hoje, 7 de novembro, pelo Papa Francisco e sucede a Dom Luiz Mancilha Vilela cuja renúncia foi aceita pelo Papa nesta mesma data. A posse será no dia 5 de janeiro, às 10h, na Catedral Metropolitana de Vitória.

Dom Dario é Capixaba, nascido em Castelo no dia 9 de junho de 1948. É franciscano da Ordem dos Frades Menores. Fez profissão religiosa em 10 de janeiro de 1975 e foi ordenado sacerdote em 8 de dezembro de 1977. Sua ordenação episcopal foi em 26 de setembro de 2000, em Belo Horizonte (MG), após ser nomeado bispo coadjutor de Araçuaí (MG). Dom Dario tornou-se bispo titular em 2001, permanecendo até 2004 na diocese do Norte de Minas, quando foi nomeado bispo de Leopoldina (MG). Neste período, foi membro do Conselho Episcopal de Pastoral do regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e responsável pelo Setor Vocações e Ministérios (2002 a 2006) e pelos Presbitérios do regional, além do Setor de Animação Vocacional (2006 a 2010).

Dom Dario tomou posse na diocese de Cachoeiro de Itapemirim no dia 10 de julho de 2011. Seu lema episcopal é “Nas tuas Mãos”.

Em carta, divulgada no site da Arquidiocese de Vitória, o novo Arcebispo afirmou:

“Venho com humildade, colocar-me à serviço da Igreja, a fim de somar forças e contribuir, para que esse caminho continue sendo trilhado, na Alegria do Evangelho. Nesses últimos anos, presente no Estado do Espírito Santo, mesmo de longe, pude reconhecer as muitas Forças Vivas da graça de Deus espalhadas por todos os lugares da Arquidiocese, sinais do Reino que desejo conhecer, ajudar a crescer e promover a construção de novos espaços. Sobretudo, aceno para o fato de a Arquidiocese ser uma Igreja de Comunidades Eclesiais de Base, sinais claros de uma Igreja em Saída, que toca as realidades e as vidas das famílias, principalmente, daquelas em situação de dificuldades, violência e miséria. De fato, é a partir de nossas CEB´s que nascem verdadeiros cristãos e cristãs, discípulos missionários, formados pela escuta da Palavra e pelo alimento da Eucaristia, capazes de fazer a diferença em todos os âmbitos da sociedade, desde a participação na vida pública até a defesa da vida e da natureza”.

No site da CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner, Secretário Geral da CNBB, divulgou uma nota saudando Dom Dario:

“Agradecemos a Deus a caminhada episcopal de dom Dario na diocese de Cachoeiro de Itapemerim (ES) e, em comunhão com as comunidades da diocese, desejamos um ministério episcopal fecundo na tonância da alegria do Evangelho, na unidade e partilha fraterna com o Povo que o espera na Arquidiocese de Vitória. Nossa Senhora da Vitória, padroeira da Arquidiocese, o acompanhe no seu ministério episcopal”.

Fonte: CNBB e Arquidiocese de Vitória