Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frades da Província da Imaculada celebram Finados no Cemitério do Santíssimo Sacramento

01/11/2022

Notícias

Todos os anos, os frades da Província Franciscana da Imaculada Conceição celebram o Dia dos Fiéis Falecidos no Cemitério da Irmandade do Santíssimo Sacramento, onde se encontra o Jazigo na cidade de São Paulo.

Neste ano, a Santa Missa será celebrada às 12 horas na Capela principal. Este cemitério fica na rua Dr. Arnaldo, 1200, no Sumaré, São Paulo. Além da Missa, presidida pelos franciscanos, serão celebradas Missas nos seguintes horários: 9h – 10h – 11h – 13h – 14h – 15h – 16h

Nos ritos fúnebres pelos Finados, a Igreja celebra com fé o mistério eucarístico, na esperança de que todos quantos pelo batismo se tornaram membros de Cristo morto e ressuscitado, com o mesmo Cristo passem da morte para a verdadeira vida. Mas precisam de ser purificados antes de serem acolhidos entre os eleitos e para sempre unidos a Deus.

São Francisco de Assis considerou a morte como irmã carinhosa que nos liberta dos sofrimentos, das lutas e das preocupações deste mundo e nos introduz na vida bem-aventurada. No dia 3 de outubro de 1226, em Santa Maria dos Anjos, estendido nu sobre a terra nua, o Santo poeta, à espera do encontro definitivo com Cristo, entoou com os irmãos presentes a estrofe que pouco antes acrescentara ao seu Cântico das Criaturas: “Louvado seja, meu Senhor, pela nossa irmã, a morte corporal!”.