Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Floresta que cresce: um mapa da solidariedade em todo o país

14/07/2016

Notícias

floresta_mapa_830

São Paulo (SP) – A Pastoral Juvenil da CNBB, o Setor Juventude da Arquidiocese de São Paulo e o Arsenal da Esperança promovem neste ano o projeto FLORESTA QUE CRESCE, Ação Solidária da Juventude no Ano da Misericórdia.

De 15 de maio a 20 de novembro de 2016 o projeto reunirá diversas ações de solidariedade e misericórdia em todo o país. Ao ser cadastrada, a atividade aparecerá no mapa das ações do site. A ideia é visualizar os gestos de solidariedade em todo o país e incentivá-las.floresta

“A Humanidade, hoje está vivendo uma situação de apocalipse, entendendo a palavra apocalipse como revelação. Há algo desmoronando, e há também algo que está nascendo. Nós escutamos o barulho do carvalho que cai, mas não escutamos o barulho da floresta que brota. Ouvimos o ruído das torres desmoronando, mas não escutamos a consciência que desperta. No mundo de hoje, há muitas coisas que desmoronam, e em geral falamos das coisas que fazem ruído, mas não falamos das sementes de consciência e de luz que estão germinando.”

O pensamento acima, de Jean-Yves Leloup, traduz muito o sentimento da ação Floresta que cresce. Que os grupos, cristãos ou não, de crianças, jovens e adultos, possam olhar para o mapa e se sentirem instigados a fazer, em sua região, algo significativo. Vemos todos os dias as notícias ruins, mas quando acontece algo bom, dificilmente ficamos sabendo.

Qualquer ação é válida: visita aos enfermos, campanhas de arrecadação de alimento, roupas, serviços de voluntariado, campanha para doação de sangue, até mesmo uma ação comunitária no bairro, cuidando de um canteiro, pintando um muro, organizando uma biblioteca.

Se você participa de algum grupo e gostaria de ver sua ação divulgada no site basta cadastrá-la em: http://www.florestaquecresce.org.br.

Todas as ações cadastradas serão registradas e farão parte de um relatório, que será entregue ao Papa Francisco em 2017. Participe!