Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Ensinamentos sobre o amor de Deus encerram a Trezena

13/06/2018

Notícias

São Paulo (SP) – O dia 12 de junho, Dia dos Namorados, é também o 13° dia da Trezena em honra a Santo Antônio. E como não poderia deixar de ser, o “Santo Antônio, o Santo do Amor” foi o tema desta terça-feira na Igreja Santo Antônio do Pari. Frei Clauzemir Makximovitz, OFM, presidiu o encerramento da Trezena.

Neste ano, o tema geral da Trezena foi “Santo Antônio: exemplo de vida e santidade”. O presidente da Celebração Eucarística das 19 horas e pregador trouxe para a reflexão ensinamentos sobre o amor de Deus.

Segundo ele, a Trezena chega ao fim, mas as festividades estão só começando, amanhã (13/06) é o dia de nosso padroeiro, Santo Antônio, e queremos com ele continuar nossa caminhada, nossa luta por construir um mundo melhor, por tornar mais concreto o sonho de Deus para nossas vidas.

Discorrendo sobre o tema, Frei Clauzemir acredita que a palavra amor esta desgastada e manipulada. “Perdemos para um romantismo alterado, uma literatura superficial ou uma poesia vazia, que querem nos impor um amor abstrato demais, o amor como algo desligado da realidade, platônico ou até irônico, mas nada real, nada verdadeiro. Amor nada tem a ver com sentimentalismo! Pelo contrário, se mostra como serviço, como entrega gratuita, doação de si mesmo, do melhor de si, da plenitude de si mesmo”, explicou.

Para ele a expressão “Deus é amor” continua sendo a melhor forma de falar de Deus. Isso porque Deus ama de verdade, não na aparência apenas. Deus ama, e por amar se entrega gratuitamente. “Isso porque não é possível “amar desde que”, o amor apenas é! Deus não nos ama com a condição de que façamos isso ou aquilo, ou desde que sejamos desse ou daquele modo. Deus nos ama! E ponto final! Esse amor é gratuito, não pede nada em troca, nem que seja reconhecido, muito menos correspondido. É pura entrega, pura doação, e quando esse amor acontece em nossa vida, nos tornamos pessoas melhores! Porque experimentamos esse amor quando experimentamos Deus”, ensinou.

E acrescentou: “Esse mesmo amor assume diversas roupagens na nossa vida. Amamos de verdade quando a relação de pais e filhos por exemplo, é de respeito, devoção até! O amor fraternal que desabrocha entre os melhores amigos que se tem, cumplicidade, confiança, doação. E o amor entre duas pessoas que querem construir uma vida a dois! O amor conjugal coroa a vida dos que têm vocação ao matrimônio, em constituir família. Que maravilha encontrar o amor em nossa vida, nessas expressões que tanto fazem a vida brilhar! Mas agora, é uma graça maior ainda quando esse amor é correspondido! Hoje, comemoramos o dia dos namorados! Que essa data não seja apenas comercial, mas marque a nossa opção de nos enamorarmos pela vida, de aproveitarmos tudo que Deus nos oferece para sermos felizes de verdade! E como Ele nos dá oportunidades! Saibamos vencer aquilo que nos entrava, e nos permitirmos construir de verdade uma vida que valha a pena”, finalizou.

No final da celebração, Frei Clauzemir abençoou um casal que completou 53 anos de matrimônio. E depois, o casal juntamente com o Frei abençoaram toda a comunidade ali presente.

PROGRAMAÇÃO DO DIA DE SANTO ANTÔNIO

Missas: 6, 7, 9, 10h30, 12h00, 13h30, 15h00, 16h00 e 18h00.
Missa solene: 19h30, seguida de procissão com a imagem do Padroeiro pelas ruas do bairro.
Distribuição do Pão bento e venda do lírio e do bolo de Santo Antônio.
Barracas de churrasco, pastel, sonho, fogazza, doce, quentão, vinho quente, bebida, hot-dog, pizza, tapioca, tempurá e calabresa e barraca de artigos religiosos.