Encontro dos juniores da Família Franciscana de Angola
25/07/2016
Frei Siro Luamba e Frei Crisóstomo Ngala
Os religiosos jovens e de profissão temporária da Família Franciscana de Angola tiveram, no dia 24 de julho, um encontro formativo e de integração em Viana (Luanda), na fraternidade das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras. A temática do dia foi a “Vida Fraterna, Sentido de Pertença”, e foi apresentada pela Irmã Graça Domingues (da Congregação das Servas do Divino Espírito Santo e Sagrada Família). Estavam presentes as Franciscanas de São José, Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora, Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição e os Frades Menores. O encontro teve como moderador Frei Ivair Bueno de Carvalho, OFM.
As boas vindas, pela manhã, foram dadas pela anfitriã Irmã Glória de Jesus Domingues, Provincial das Franciscanas Hospitaleiras, que acolheu a todos e aproveitou o momento para convidar a cada um, a partir daquele encontro, a receber as interpelações e os confrontos da vida com normalidade. Com a canção “somos um, somos dois, somos três e somos fraternidade”, a religiosa introduziu o tema e desafiou os juniores da Família Franciscanos de Angola, em grupos, cada um na sua singularidade, a dizer o que é a vida fraterna e o que é o sentido de pertença à luz de São Francisco de Assis.
Como salientou Irmã Graça, a fase a que cada professo temporário se encontra tem características próprias, seja na cor do hábito, nos estudos, nas experiências apostólicas, mas todos fazem parte de uma comunidade de irmãos e irmãs que se acolhem e vivem congregados pelo Evangelho à maneira de Francisco e Clara de Assis.
A parte da manhã foi encerrada com a Missa e, à tarde, teve atividades lúdicas e recreativas como: a partilha do almoço, o convívio ao som do violão, a dança ao ritmo da palmas e assobios compassados pelos passos das aspirante das Irmãs Franciscanas.
Antes da despedida, Frei Ivair justificou a ausência de algumas congregações da Família Franciscana, que participaram da Missa de encerramento do 17º Simpósio das Conferencias Episcopais da África e Madagascar (SECAM), que teve como palco a Cidade do Kilamba, em Luanda. Os Bispos de África se reuniram em Angola para refletir sobre o resgate dos valores das famílias na África e reelegeram seu presidente, Dom Gabriel Mbilinge, arcebispo de Lubango.