Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Direitos a toda população pede Grito dos Excluídos 2012

04/09/2012

Notícias

A 18ª edição do Grito dos Excluídos acontecerá neste feriado de 7 de setembro em todo o país e trará o tema “Queremos um Estado a serviço da nação, que garanta direitos a toda população”. O lançamento deste evento nacional e internacional, no último dia 30, teve a presença de Dom Guilherme Werlang, Bispo da Diocese de Ipameri, e representantes de pastorais, movimentos e entidades de todo o país.

Entre objetivos do Grito, a mobilização visa denunciar o modelo político e econômico vigente que, ao mesmo tempo, concentra riqueza e renda e condena milhões de pessoas à exclusão social, além de propor caminhos alternativos ao modelo econômico neoliberal, de forma a desenvolver uma política de inclusão social, com a participação ampla de todos os cidadãos.

O Grito dos Excluídos é uma manifestação popular carregada de simbolismo. É um espaço de animação e profecia, sempre aberto e plural de pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas das pessoas excluídas.

De 1º a 7 de setembro estão sendo realizadas ações, seminários e manifestações em todo o país, a fim de apontar as características principais do Estado que almejamos para o Brasil.

A Usina hidrelétrica de Belo Monte, em Altamira (Pará), é uma das mais polêmicas obras do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) e recentemente teve suas obras reiniciadas por decisão do Supremo Tribunal Federal. Esse problema exemplifica bem quais são as intenções do Grito, enquanto evento de massa que pretende denunciar e não se calar diante de obras que colocam o povo em segundo plano.

O dia 7 de setembro é dia da comemoração da independência do Brasil, o Dia da Pátria, além de um dia festa e celebração, vai se tornando um dia de consciência política de luta por uma nova ordem nacional e mundial. É um dia de sair às ruas, comemorar, refletir, reivindicar e lutar, em vista de uma cidadania ativa e de participação, colaborando na construção de uma nova sociedade, justa, solidária, plural e fraterna.

A proposta do Grito surgiu no Brasil no ano de 1994 e o 1º Grito dos Excluídos foi realizado em setembro de 1995, com o objetivo de aprofundar o tema da Campanha da Fraternidade do mesmo ano, que tinha como lema “Eras tu, Senhor”, e aprofundar os desafios levantados na 2ª Semana Social Brasileira, cujo tema era “Brasil, alternativas e protagonistas”. Em 1999, o Grito rompeu fronteiras e estendeu-se para as Américas.

O Grito foi concebido para ser um processo de construção coletiva, neste mutirão estão juntos Pastorais Sociais, Semana Social Brasileira, Movimentos Populares, sociais e sindical, Campanha Jubileu, Grito Continental, Igrejas, Mutirão contra a Miséria e a Fome.

Serviço

O Grito dos Excluídos 2012 em São Paulo acontecerá em dois pontos principais da capital: às 8 horas, com a celebração e concentração na Catedral da Sé, tendo na sequência a caminhada até o Monumento do Ipiranga.

A segunda manifestação terá concentração, às 9 horas, na Praça Oswaldo Cruz, com caminhada na sequência no sentido do Parque Ibirapuera.

Veja mais em: http://www.gritodosexcluidos.org