Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas

12/02/2020

Notícias

Desde 2015, o Papa Francisco escolheu o dia 8 de fevereiro, como memória litúrgica de Santa Bakhita que marca o Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas. “Talitha Kum“, é o nome da Rede Internacional de Congregações Religiosas contra o tráfico de pessoas, que promove várias atividades em todo o mundo. O tema do evento deste ano foi: “Juntos contra o tráfico”, pois se trata de um problema que deve ser enfrentado por todos.

Segundo Frei Jaime Campos, coordenador do Serviço de Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC), dois eventos significativos foram realizados em Roma nesta 6ª edição: uma vigília de oração na Basílica de Santo Antônio, no Antonianum, e uma marcha pública do Castelo de Sant’Angelo até a Praça de São Pedro. Os participantes também compareceram a oração do Angelus do Papa Francisco no último domingo (09/02). Por essa ocasião, o Papa Francisco definiu o tráfico de pessoas como “uma verdadeira praga que explora os mais fracos”, exigindo “o comprometimento de todos: instituições educacionais, associações e agências educacionais”.

“No campo da prevenção, gostaria de salientar que várias pesquisas mostram que as organizações criminosas estão cada vez mais usando meios modernos de comunicação para atrair vítimas com o engano. Portanto, é necessário, por um lado, educar para um uso saudável dos meios tecnológicos, por outro, supervisionar e chamar os fornecedores desses serviços telemáticos para suas responsabilidades”, destacou o Papa.

Com informações de Frei Jaime Campos, JPIC