Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Dia festivo na Igreja do Sagrado: Coral das Meninas dos Canarinhos celebra 35 anos e seis frades são instituídos Acólitos

09/10/2023

Notícias

Na manhã do domingo, 08 de outubro, o Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis comemorou seus 35 anos de existência. A Missa em ação de graças pelo aniversário do Coral ocorreu às 10h na casa mãe das coralistas, a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Petrópolis (RJ).

Fundado em 1988 por Frei José Luiz Prim e pela professora Silvia Muniz, o Coral das Meninas surgiu da feliz iniciativa de também as meninas poderem participar do belo trabalho que já há muitos anos era desempenhado com o Coral dos Canarinhos, que neste ano comemorou 81 anos.

A celebração foi presidida pelo Ministro Provincial, Frei Paulo Roberto Pereira. Concelebraram o Vigário Provincial, Frei Gustavo Medella, o Definidor Provincial e Presidente do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis, Frei Marcos Antonio de Andrade e o Guardião e Pároco do Sagrado, Frei Jorge Paulo Schiavini. No início, Frei Jorge deu as boas-vindas em nome do Coral e da Fraternidade Franciscana do Sagrado a todos os presentes. De modo especial, saudou o Ministro e o Vigário Provincial e também aos seis jovens frades desta fraternidade que iriam ser instituídos Acólitos nesta celebração.

O Coral foi regido pelo seu Maestro, Marcelo Vizani Calazans. No programa, a Missa Nossa Senhora do Brasil, composição de Padre José Alves. O Coral foi agraciado com a presença das antigas coralistas que vieram cantar os louvores de Deus nesta data tão especial.

Frei Gustavo: “Na vinha do Senhor, todos somos chamados a sermos servidores”.

A homilia da celebração foi feita pelo Vigário Provincial, Frei Gustavo Medella, que também foi coralista do Coral dos Canarinhos. Ao refletir sobre a passagem dos vinhateiros, tirada do evangelho de São Mateus (Mt 21,33-43), Frei Gustavo lembrou que os trabalhadores da vinha não podem pensar-se donos e proprietários da mesma, pois é quando o espírito do serviço e do cuidado não são mais observados que os males da opressão acontecem. “Há uma diferença entre o sentimento de posse e o de pertença. O sentimento de posse faz o possuidor se sentir superior ao possuído e assim, sente-se no direito de explorar e desrespeitar o outro. Esse é o sentimento daqueles vinhateiros que ouvimos no Evangelho de hoje. Homens que encararam sua missão não como serviço e como cuidado, mas na busca de vantagens pessoais a serem obtidas através da vinha. Na vinha do Senhor, todos somos chamados a sermos servidores”, disse Frei Gustavo.

O frade continuou sua reflexão dizendo que uma das coisas mais importantes para entendermos a dimensão do serviço na vida cristã é sermos imbuídos do sentimento de “pertença”. Disse ele: “O que Deus pede de nós é o sentimento de pertença, a graça de sermos servos. Os trabalhadores da vinha devem ser pertencentes à vinha, devem ser comprometidos com ela”. Frei Gustavo direcionou então sua reflexão às coralistas do Coral das Meninas dos Canarinhos: “o sentimento de pertença faz parte da história de todos os que abraçaram e conceberam a história do nosso querido Coral das Meninas. Você que é menina, moça ou mulher já deve ter dito ‘meu coral’ ao longo de sua trajetória nesta Instituição, mas nunca deve ter dito isso como um sentimento de posse, antes, diz isso com um espírito de pertença. Muito mais do que o Coral pertencer a você, é você que pertence ao coral. Nos estudos, preparações, apresentações e cantos você se coloca a serviço disso que é a sua pertença!”

Frei Gustavo lembrou também dos Maestros do Coral como sinal desse pertencimento. “O Coral das Meninas é fruto da caminhada fecunda do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis, nasceu aqui na Rua Frei Luiz em 1988 com o nome de ‘Andorinhas da Serra’, fundado pela Professora Silvia Muniz e pelo Frei José Luiz Prim. Ficou alguns anos sobre direção da Profa. Silvia, depois pelo Maestro Gilberto Bittencourt e então pelo Marcelo Vizani que neste ano completa 25 anos à frente do Coral das Meninas. Em todos eles, uma história de pertencimento e serviço à música, à educação e à arte”.

Ao final de sua reflexão, Frei Gustavo se dirigiu aos seis frades estudantes do tempo da Teologia que seriam instituídos no Ministério de Acólitos nesta celebração: “E por fim, aos meus confrades que abraçam o Acolitado, rogo que vocês abracem esse ministério como um verdadeiro serviço. O ministério não pertence a vocês, são vocês que pertencem a este ministério! Vocês são parte de algo maior, ao aproximarem-se do altar do Senhor sois interpelados a serem, ainda mais, imbuídos no aprendizado do espírito de pertença, tão urgente e necessário em nossos tempos”, e concluiu: “Parabéns às Meninas Cantoras pelos seus 35 anos de fundação. Parabéns ao Marcelo Vizani pelos seus 25 anos de serviço e dedicação. E parabéns aos nossos confrades que abraçam hoje, o Ministério do Acolitado”.

Seis frades estudantes são instituídos Acólitos

Nesta mesma celebração do Aniversário do Coral das Meninas dos Canarinhos, seis frades estudantes do tempo da Teologia foram instituídos no Ministério dos Acólitos: Frei António da Silva Manuel, Frei Daniel Kahuvi Tchitumba Tchikeva, Frei Domingos Cacanda Soma, Frei Elias Hebo Luís, Frei Evaristo Seque Joaquim e Frei João Manoel Zechinatto; todos cursam o terceiro ano da Faculdade de Teologia.

Chamados, nominalmente, pelo Mestre do Tempo da Teologia, Frei Marcos Antonio de Andrade, os frades se colocaram à frente do presbitério e responderam “presente” ao Ministro Provincial. Em seguida, Frei Paulo proferiu a oração própria do Rito da Instituição de Acólitos:

“Deus de infinita misericórdia, que, por vosso Filho Unigênito, confiastes à vossa Igreja o Pão da Vida, dignai-vos abençoar estes nossos irmãos, escolhidos para o ministério dos Acólitos, e fazei que sejam assíduos no serviço do altar, distribuam fielmente aos seus irmãos o Pão da Vida, e cresçam cada vez mais na fé e na caridade para edificação da vossa Igreja. Por Cristo, nosso Senhor”.

Após a oração, cada frade recebeu em suas mãos a patena contendo o Pão a ser apresentado na Celebração da Eucaristia. Deste modo, os novos Acólitos são chamados a estarem a serviço do altar do Senhor. O Ministro ao entregar o Pão diz aos Acólitos: “Recebe o Pão para a celebração da Eucaristia, e vive de tal modo que possas servir dignamente à mesa do Senhor e da Igreja”.

Segundo Frei Marcos, “o Ministério dos Acólitos, na formação dos frades, é parte de um processo mistagógico que vai aprofundando o sentido do serviço e pertença à Igreja. Primeiro, são Instituídos Leitores, ou seja, chamados à proximidade com a Palavra de Deus. Agora, são chamados a estarem mais próximos do altar. Fazem esse processo de aprofundar-se na dimensão do serviço que se espelha no próprio Cristo”.

Terminado o rito da instituição, os frades ficaram no presbitério e ajudaram na preparação do altar no momento das oferendas. Ajudaram também na distribuição da Eucaristia e na purificação dos vasos sagrados. Já começaram seu serviço ao altar do Senhor!

Agradecimentos e Confraternização

Ao final da Missa, o Ministro Provincial, agradeceu aos jovens frades pela disponibilidade em servir a Igreja agora também como Acólitos. Os encorajou na dimensão do serviço: “o melhor modo de poder servir ao Senhor é servir ao irmão”, disse Frei Paulo. Ele estendeu seu agradecimento às Meninas dos Canarinhos: “Quero saudar nosso Coral. Às que cantam hoje e às que cantaram ontem. Obrigado pelo canto de vocês, pois através deles todos nós somos levados a buscarmos o Céu. Aliás, uma das imagens que temos do Céu é que lá, iremos ‘cantar os louvores do Senhor!’ Com o canto de vocês somos despertados para um desejo de Céu. Obrigado, Meninas e vida longa ao Coral!” Por fim, o Ministro estendeu seus agradecimentos ao Maestro Marcelo Vizani: “evidentemente, depois de 25 anos, nosso Maestro merece todo o nosso carinho e a nossa gratidão”.

Terminou a celebração com a Bênção Final. Na despedida, o Coral cantou o Salmo 150, musicado por Ernani Aguiar. A letra exprime o grande sentimento de todos os presentes: “Louvai ao Senhor!”

Após a Missa, a família Canarinhos se reuniu no Instituto Teológico Franciscano para um almoço festivo dos 35 anos do Coral das Meninas dos Canarinhos. O almoço reuniu familiares de coralistas das várias gerações de Meninas Cantoras do Coral. Foi um belo momento de partilha desse grande pertencimento ao serviço do Canto e do louvor a Deus!

Marcelo Vizani: 25 anos como Maestro do Coral das Meninas!

Neste ano de 2023, o Maestro, Marcelo Vizani, completa 25 anos a frente do Coral das Meninas dos Canarinhos!

Natural de Petrópolis, o Maestro entrou em 1982 para o Coral dos Canarinhos. Descobriu como jovem coralista sua vocação para a música e à educação. Formou-se em Regência no Conservatório Brasileiro de Música, na cidade do Rio de Janeiro. Tem Pós-Gradução em Teologia pela Universidade Católica de Petrópolis e Mestrado em Educação pela Universidade de Lisboa, Portugal.

Em meados dos anos noventa, iniciou sua trajetória como Professor e Maestro Assistente no Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis. Em 1998, assumiu como Maestro dos Coral das Meninas, função que tem desempenhado em todos esses anos.

Atualmente, Marcelo é também Vice-Reitor na Universidade Católica de Petrópolis, Professor da Curso de Música da mesma instituição, trabalha na Gestão da Rádio Imperial e também tem projetos na área da música em cidades do estado do Rio de Janeiro.

Segundo o Maestro, é um grande prazer poder fazer parte da história deste Instituto: “Fico feliz em poder retribuir a todas essas coralistas o que um dia eu também recebi como Canarinho. Pertencer a essa família me enche de orgulho e poder ver nossas meninas conquistando seus sonhos é extremamente gratificante. Sou muito grato por tudo!”


Frei João Manoel Zechinatto