Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Dia de renovar a fé e a esperança em Entre Rios

31/08/2016

Notícias

Érika Augusto

Entre Rios (BA) – Na manhã deste primeiro dia de missões em Entre Rios (BA), os frades e religiosas se uniram aos paroquianos para saírem em missões pelas ruas da cidade. Cada grupo permaneceu no bairro onde estava hospedado, e alguns frades seguiram para a zona rural, região de origem de Frei Edvaldo Batista Soares.

No centro, as Irmãs Franciscanas de Ingolstadt se dividiram para visitar as casas, sobretudo as que tinham idosos e enfermos. Entre as famílias que receberam os missionários, havia 2 senhoras com mais de 100 anos. Dona Benvenuta, aos 101 anos e Dona Antônia, de 102 anos e 6 meses – conforme ela mesma recordou. Dona Antônia recebeu as missionárias com muita alegria. Rezou, respondeu às orações, cantou e agradeceu pela visita.

Além dos idosos e enfermos, o grupo esteve em um colégio, rezando com as funcionárias e com alguns alunos, que participam do Ministério Jovem da Renovação Carismática, e no comércio local. Todos muito receptivos e felizes pela passagem dos missionários na região.

Às 19h30 aconteceu o primeiro dia do Tríduo em preparação pela ordenação presbiteral de Frei Edvaldo. A missa foi presidida por Frei Miguel Cruz, que chegou nesta quarta-feira para ajudar nas missões, e animada pela equipe de liturgia local. Outros missionários que chegaram no dia de hoje foram recebidos calorosamente. Além de Frei Miguel, vindo de Curitibanos, os jovens vocacionados Julio e Gabriel vieram de São Paulo, e Gabriela e Eliane, da JUFRA. Frei Edvaldo e outros frades não estavam presentes, pois ficaram na zona rural para celebrar com as comunidades locais.

Em sua homilia, Frei Miguel afirmou que é um tempo de Entre Rios e a Ordem Franciscana renderem graças a Deus pela vocação de Frei Edvaldo. Ele ressaltou a importância das missões nas casas, para que os outros moradores da cidade possam se alegrar e partilhar da alegria da comunidade.

O tema do dia foi a vocação batismal, e o frade convocou os presentes a viverem com intensidade a missão de batizados. “Nós todos fazemos parte da Igreja como cristãos batizados. É muito importante que a gente reflita como estamos vivendo o nosso batismo”, disse o frade, ressaltando que todas as vocações são importantes, não apenas a vocação religiosa.

Frei Miguel também falou da importância do testemunho para a Igreja. “Jesus passou para os discípulos a missão e hoje nós possuímos e somos responsáveis por este legado, de sermos testemunhas vivas e eficazes”, concluiu.

Em seguida Frei Diego Melo, coordenador do SAV, convidou os presentes a acenderem suas velas com o fogo do círio pascal para a renovação das promessas do batismo, e deixou uma pergunta para que os presentes pudessem refletir: como posso assumir melhor o meu batismo?

A missa terminou em clima de festa, com muitos cantos e louvores. Nesta quinta-feira (1), os missionários continuarão o trabalho de evangelização nos bairros das comunidades.