Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

D. Orani conhece a Tenda Franciscana no Largo da Carioca

09/07/2020

Notícias

O Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, visitou a Tenda Franciscana, instalada no Largo da Carioca, quando que esta iniciativa do Serviço Franciscano de Solidariedade – Sefras – completou um mês de atividades de combate à fome no centro da capital carioca no último dia 4 de julho.

D. Orani chegou ao Convento Santo Antônio de manhã, onde vivenciou os bastidores e logística do serviço: a cozinha, a organização, os detalhes da embalagem das quentinhas, a ordem e o transporte das refeições até a localização da Tenda, que fica aos pés do Convento. Conheceu, ali, toda a dedicação de voluntários e freis que viabilizam a operação que alimenta 600 pessoas todos os dias.

Segundo o Frei José Francisco de Cassia dos Santos, diretor-presidente do Sefras, a presença de Dom Orani mostra o apoio e reconhecimento da Arquidiocese em relação à ação no Rio de Janeiro. “Foi um presente para comemorar um mês de total serviço a quem mais precisa e o acolhimento do prelado em nossa ação evangelizadora”, disse.

O Cardeal abençoou cada um com água benta e, junto aos voluntários, desceu à tenda para abrir o serviço de entrega das refeições. Com a fila de centenas de pessoas já formada, rezou o Pai Nosso e ofereceu uma bênção especial a todos.
“Tendo em vista que praticamente todos os nossos voluntários e voluntárias são pessoas de comunidades católicas, receber a visita e a bênção de Dom Orani mostrou que estamos caminhando em sintonia com a proposta do Papa Francisco de sermos uma verdadeira Igreja, atenta aos sinais dos tempos e sensível à dor dos mais pobres”, afirmou o Frei Diego Melo, vice-presidente do Sefras e organizador da Tenda.

A Tenda Franciscana no Rio de Janeiro é uma ação em parceria do Sefras, o Convento Santo Antônio e a Paróquia São Bonifácio de Língua Alemã para alimentar a população de rua e desempregada no centro da cidade do Rio de Janeiro. Ela faz parte de uma grande ação de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, chamada “Vida Para Todos”. Iniciada em março em São Paulo e nas cidades fluminenses de Petrópolis, Tanguá e Duque de Caxias, ela já distribuiu, até o dia 04 de julho, mais de 347 toneladas de alimentos, entre cestas básicas (20 mil) e marmitas (440 mil), além de milhares de cobertores, kits de higiene e itens de proteção individual.

“Vida para Todos” defende todos aqueles que estão em maior vulnerabilidade social: pessoas em situação de rua, comunidades de imigrantes, idosos sozinhos e crianças e suas famílias empobrecidas. Além dos valores franciscanos, a campanha também joga luz sobre a necessidade de ir além dos números de contágio e mortes, para enxergar cada vida que é impactada pela pandemia. “Precisamos olhar para cada uma dessas histórias, pois o fim do isolamento não significa, para elas, o fim da fome, da exclusão e da desigualdade”, lembra o Frei José Francisco.

Para conhecer mais sobre o trabalho do Sefras, acesse as redes sociais (@sefras.org.br) e o site www.sefras.org.br, onde também é possível se cadastrar como voluntário. Doações podem ser feitas no www.doesefras.org.br